20 de Novembro de 2018
Proteção Civil alerta que regras de segurança para Queimas e Queimadas são para cumprir todo o ano
Incêndios com origem em queimas descontroladas já provocaram uma vitima mortal
A Proteção Civil Municipal de Alenquer informa que desde o encerramento do período critico de incêndios (a 15 de outubro), tem-se registado um elevado número de queimas descontroladas no concelho que resultaram em incêndios, havendo mesmo a lamentar uma vitima mortal, presumivelmente pelo incumprimento de regras de segurança.

Nesse sentido, a Proteção Civil recorda que, embora o período crítico de incêndios tenha terminado, existem um conjunto de normas e regras que devem ser acauteladas quando se efetuam queimas e queimadas, de modo a evitar o descontrolo das mesmas, e a salvaguardar a segurança de pessoas e bens.

Queimadas: a sua realização só é permitida após autorização do município ou da respetiva junta de freguesia, na presença de técnico credenciado em fogo controlado ou, na sua ausência, de equipa de bombeiros ou de equipa de sapadores florestais.

Queimas: a sua realização só é permitida fora do período crítico e desde que o risco de incêndio seja moderado ou reduzido (ausência de vento, de calor ou de proximidade de espaços rurais/florestais). Neste caso, embora não exista a obrigatoriedade de informar os municípios ou os bombeiros, solicitamos que informe sempre os últimos de modo a que estes possam agilizar uma possível intervenção.

Como efetuar uma Queima?

1. Antes de iniciar a queima deverá informar os Bombeiros ou a Proteção Civil Municipal;
  2. Consulte o Risco de Incêndio;
  3. Evite dias de vento, tempo quente e seco;
  4. Escolha dias nublados e húmidos;
  5. Leve sempre consigo o telemóvel, para alerta em caso de incêndio;
  6. Faça a queima sempre acompanhado;
  7. Afaste o amontoado de sobrantes de pastos, silvas, matos ou árvores;
  8. Abra uma faixa limpa de vegetação à volta dos sobrantes a queimar;
  9. Molhe a faixa;
  10. Tenha consigo um recipiente com água ou uma mangueira com água no local;
  11. Faça vários montes de pequena dimensão em vez de um monte grande;
  12. Queime os sobrantes pouco a pouco;
  13. Mantenha-se atento e vigilante, se saltam fagulhas;
  14. É proibido abandonar a queima antes de terminar;
  15. Se a queima se descontrolar ligue de imediato para os Bombeiros;
  16. Queime até ficar em cinzas;
  17. Revire os sobrantes queimados;
  18. Apague, molhando o local ou abafe com terra;
  19. Antes de abandonar o local, assegure-se que não existe fumo a sair das cinzas.

Definições

Queimada: quando se usa o fogo para renovação de pastagens e eliminação de restolho e ainda, para eliminar sobrantes de exploração agrícola ou florestal e que estão cortados mas não amontoados.

Queima: quando se utiliza o fogo para eliminar sobrantes de exploração agrícola ou florestais, que estão cortados e amontoados.

24-10-2018 Fonte: CMA
2006 - 2018 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados