21 de Janeiro de 2019
Recolha decorreu no agrupamento de escolas da Merceana
Colheita de sangue e colheita de sangue para registo como dador de medula óssea
A colheita de sangue que se realizou no dia 13 de fevereiro na sede do Agrupamento de Escolas Visconde de Chanceleiros, na Merceana, serviu também para angariar inscrições para dadores de medula óssea.

Das 13 inscrições, foram efetuadas oito recolhas de sangue, sendo quatro para doação de medula óssea. Para ambos os tipos de colheitas, os inscritos preencheram os requisitos necessários à dádiva: entre outros, pesavam pelo menos 50 quilos, eram saudáveis e tinham mais de 18 anos. No caso da inscrição para dador de medula, foram admitidos os que tinham idade igual ou inferior a 45 anos.

Após uma inscrição e um exame médico, a colheita foi levada a cabo. Os dadores de medula óssea ficarão inscritos numa base de dados nacional e internacional, que será consultada cado existam doentes que necessitem de transplante.

Alguns cuidados devem ser tomados antes e depois das dádivas: assegurar uma eficaz hidratação, evitar grandes períodos de exposição solar e, após a recolha, evitar exercícios físicos.

Mais informações em IPST
13-02-2014 Fonte: CMA