19 de Setembro de 2019
Exposição de cartoons para visitar até final de novembro
"A Luz do Humor Mundial" na Biblioteca Municipal de Alenquer
Alenquer integra o conjunto dos nove municípios que acolheram a exposição “PortoCartoon - A Luz do Humor Mundial”. Na Biblioteca Municipal de Alenquer estão, desde o dia 22 de outubro, os trabalhos de dezenas de cartunistas de todo o mundo.

Em exibição, neste certame promovido pelo Museu Nacional da Imprensa (MNI), estão, até final de novembro, mais de duas centenas de cartoons. Além dos trabalhos premiados, os visitantes poderão apreciar o humor de países como Brasil, Argentina, Espanha, França, Rússia, Polónia, Indonésia, Itália, Bélgica, Croácia, Roménia, Irão, Sérvia, Turquia, entre muitos outros.

Trata-se de uma exposição polinucleada do PortoCartoon 2015, cujo tema foi "A Luz", em sintonia com escolha temática da ONU para o ano em curso. Esta exposição envolve nove núcleos que serão inaugurados simultaneamente em nove municípios da OesteCIM: Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré e Óbidos.

Com núcleos autónomos mas interligados, esta exposição, inédita na sua filosofia descentralizadora na região, será espalhada pelos diferentes concelhos, tendo como epicentro um conjunto mais alargado em Óbidos, inserido no FOLIO - Vila Literária. Para a visitar integralmente será necessário percorrer todo o circuito humorístico.

Na Galeria do Pelourinho, em Óbidos, está ainda uma representação institucional do MNI, através de uma exposição de alguns dos seus objetos emblemáticos, como instrumentos tipográficos, um prelo de provas - para impressão manual pelos visitantes - uma miniatura de máquinas tipográficas e o troféu do PortoCartoon World Festival, da autoria de Siza Vieira.
23-10-2015 Fonte: CMA