22 de Março de 2019
Pesquisar
Alertas SMS
Subscreva o serviço gratuito
Detalhe da Notícia
Bairro do Areal vai receber obras de requalificação
Município de Alenquer esteve reunido com os moradores para apresentar o projeto
O município de Alenquer esteve reunido segunda-feira, 28 de janeiro, com os moradores do Bairro do Areal, para apresentar o projeto de requalificação daquele bairro histórico da vila de Alenquer.

Esta intervenção decorre no âmbito do projeto de requalificação urbana e ambiental da frente ribeirinha do rio de Alenquer, inserido no Plano de Ação de Regeneração Urbana de Alenquer (PARU).

Entre as obras previstas está a renovação total da rede de esgotos e águas pluviais, e o enterramento de todos os cabos de eletricidade e telecomunicações.

A rua Serpa Pinto, principal rua que atravessa todo o Bairro do Areal irá conhecer um novo piso, que será elevado e terá uma forma cónica (tipo chapéu chinês invertido) de modo a facilitar o escoamento das águas pluviais. O pavimento será em paralelepípedos de granito com lajes antiderrapantes no eixo central para circulação de peões, que terão prioridade em relação ao trânsito automóvel.

O projeto prevê ainda a requalificação do parque de estacionamento nas antigas instalações da Real Fábrica de Papel, que terá piso também em granito, com a marcação de lugares a ser feita no próprio pavimento. O objetivo é que o espaço seja o mais plano possível, de modo a permitir que se continue a realizar o mercado mensal, ou qualquer outra atividade, até por aquele ser um lugar nobre do Bairro pela sua dimensão e localização central.

O parque de estacionamento que confina com o rio de Alenquer, vai também ter um gradeamento em ferro uniformizado com o resto da vila, uma zona com aparelhos de exercício físico e serão plantadas árvores autóctones de pequeno porte.

Numa segunda fase haverá também intervenção nos antigos lavadouros, atual Casa Mortuária, que também deverá ser deslocalizada para outro local. O Jardim das Águas e Parque das Tílias também serão alvo de requalificação.

Os cerca de 30 moradores que assistiram à reunião, manifestaram-se satisfeitos com este projeto, mas não acreditam que o piso elevado e a prioridade a peões, vá resolver o problema do excesso de velocidade.

Apesar de terem sido colocadas lombas, os moradores dizem que muitos condutores continuam a passar a alta velocidade pela rua, e pedem que o trânsito seja permitido apenas a moradores e veículos de emergência. Uma pretensão a que o município se mostrou recetivo, assim se reúna consenso entre moradores e comerciantes do Areal.

O executivo municipal espera levar este projeto a concurso até meados deste ano e arranque das obras no inicio de 2020.

O Plano de Ação de Regeneração Urbana de Alenquer (PARU), é uma de três áreas distintas, mas complementares, de intervenção do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Alenquer (PEDU), que conta com cofinanciamento do Centro 2020, do Portugal 2020 e do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

As duas restantes áreas são o Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) e Plano de Ação Integrado para as Comunidades Desfavorecidas (PAICD).

Em data a anunciar em breve, haverá também uma reunião com moradores da Urbanização da Barrada, no Carregado, no âmbito das intervenções a decorrer no âmbito do PAICD.

30-01-2019 Fonte: CMA
« Voltar
 Sub-Navegação
Categorias:
› Todas
› Juntas de Freguesia
› Segurança e Proteção Civil
› Obras Municipais
› Ação Social
› Educação e Ensino
› Ambiente
› Desporto, Recreio e Tempos Livres
› Saúde
› Agricultura
› Juventude
› Atividades Económicas
› Cultura
› Urbanismo
2006 - 2019 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação