23 de Março de 2019
Alenquer em destaque na revista Wine Enthusiast
Publicação norte-americana é uma referência do setor vitivinícola com 800 mil leitores em todo o mundo
A prestigiada revista de vinhos norte-americana, Wine Enthusiast, coloca Lisboa como um dos dez destinos Enoturísticos obrigatórios este ano, e Alenquer merece lugar de destaque no artigo, que conta com uns potenciais 800 mil leitores em todo o mundo.

A jornalista Lauren Mowery caracteriza a capital portuguesa como “uma das últimas regiões ainda não descobertas da Europa” e enaltece os vinhos provenientes do sopé da Serra de Montejunto, particularmente das encostas defendidas dos ventos atlânticos.

Os tintos de Alenquer em particular, são descritos como “robustos e encorpados, produzidos a partir de castas tradicionais portuguesas como a Touriga Nacional e a Tinta Roriz”.

Sugerindo uma incursão pela região vitivinícola de Lisboa, Lauren Mowery destaca a Quinta de Chocapalha que “produz excelentes vinhos tradicionais brancos e tintos”, a “Casa Santos Lima com a sua visão moderna de vinhos regionais e passeios de buggy pelas vinhas” e os “promissores tintos da Quinta de Monte d’Oiro e Quinta do Pinto”, que já conquistaram o seu lugar nas mais exigentes e disputadas adegas nacionais e internacionais.

Em reação a esta noticia a CVR – Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, emitiu um comunicado onde realça que “Lisboa passa a ser a única capital do mundo com uma região vitivinícola com dimensão e qualidade tal que motivem uma distinção deste calibre e o turismo da cidade terá também contribuído para a inclusão no ‘top 10’ de melhores destinos vínicos do mundo”.

O presidente do município de Alenquer, Pedro Folgado, diz que este artigo é mais uma confirmação que Alenquer tem todo o potencial para se afirmar como destino Enoturístico, assim tenha a visibilidade desejada, sobretudo no mercado externo.

A nomeação da “candidatura conjunta de Torres Vedras e Alenquer como Capital Europeia do Vinho em 2018, terá dado um contributo substancial para essa visibilidade”, defende Pedro Folgado, assim como “o crescente reconhecimento internacional da excelente qualidade dos vinhos de Alenquer, mérito dos seus produtores que têm vindo a investir nos mercados externos”, defende.

O presidente do município acredita que este é um processo imparável, e que o desafio agora passa por ter capacidade de resposta às crescentes solicitações dos operadores turísticos.

“Alenquer é inequivocamente o motor produtivo da região de Lisboa, e tem uma posição geográfica privilegiada, sendo a única paisagem vinhateira a 25 minutos de uma capital mundial, e de um aeroporto internacional.

“Mas se queremos ter turistas temos de ter capacidade para os receber, até porque a concorrência é forte e há regiões que já têm toda uma estrutura muito bem organizada e anos de experiência. É um desafio que tem de envolver todos e estou convicto de que saberemos corresponder, até porque todos temos a ganhar com o desenvolvimento deste setor cada vez mais importante da nossa economia”, disse.

Recorde-se que a ‘Wine Enthusiast’ com sede em Nova Iorque, é uma das maiores referências internacionais do mundo dos vinhos, com mais de 300 milhões de revistas e catálogos  impressos desde a sua fundação em 1979.

17-01-2019 Fonte: CMA