8 de Dezembro de 2021
Paisagem protegida da Serra de Montejunto comemora 22.º Aniversário
A Paisagem Protegida da Serra de Montejunto comemorou no passado fim-de-semana o 22.º Aniversário, data em que foi criada com o objetivo de assegurar a preservação do vasto conjunto de valores naturais e patrimoniais. É uma área protegida de âmbito regional cuja gestão é da responsabilidade dos municípios de Alenquer e do Cadaval, e do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. Parte significativa desta serra encontra-se também inserida na Rede Natura 2000.

As comemorações tiveram início na sexta-feira, dia 23 de julho, com a assinatura de um Protocolo de Colaboração entre a AMAC – Associação de Municípios de Alenquer e Cadaval e a AOSP – Associação de Orquídeas Silvestres – Portugal, representadas pelo Presidente da AMAC, Paulo Franco, e pelo Presidente da AOSP, Joaquim Pessoa, respetivamente. O protocolo celebrado contribuirá para a identificação, preservação e conservação das orquídeas silvestres, e para a sua valorização enquanto parte integrante de um Património Natural único existente na Paisagem Protegida da Serra de Montejunto. A cerimónia de assinatura do protocolo contou ainda com a presença do ICNF, representado por Sofia Quaresma, pelo presidente da Comissão Diretiva da Paisagem Protegida, Dinis Duarte, bem como de colaboradores da Paisagem Protegida e da AOSP.

No sábado e domingo, dias 24 e 25 de julho, decorreu o tradicional mercado de produtos e serviços da Área Protegida, levando diferentes produtores de vinho, licores, mel, queijo, doçaria, alojamento local, entre outros, a mostrarem à população que visitou a Serra de Montejunto os seus produtos e a arte de bem-receber, assim como, a boa sinergia que existe entre a conservação da natureza e a economia local.

Com a premissa de que para conservar e valorizar é preciso conhecer, decorreu ainda no sábado um BioBlitz de Insetos. Um evento científico com o objetivo de identificar o maior número de insetos num curto espaço de tempo, resultou numa atividade que teve grande adesão e recetividade pelo público e contou com a colaboração da Tagis – Centro de Conservação de Borboletas de Portugal. Dois grupos de miúdos e graúdos tiveram a oportunidade de experienciar um dia diferente através de uma caminhada pela renovada Estação da Biodiversidade. Foram várias as famílias que participaram com grande entusiamo na captura, identificação e libertação dos diferentes grupos de insetos – borboletas, gafanhotos, abelhas, entre muitos outros que se encontram neste refúgio que é a Paisagem Protegida da Serra de Montejunto.

A serra de Montejunto localiza-se a norte do Concelho de Alenquer e no extremo Sul do Concelho do Cadaval, a meio do caminho entre o rio Tejo e o Oceano Atlântico.

26-07-2021 Fonte: CMA
2006 - 2021 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados