22 de Janeiro de 2022
Pandemia impede Alenquer de voltar a receber a chegada da NON STOP MADRID LISBOA
Depois do aumento de casos de COVID-19 em Portugal, a Direção-Geral da Saúde decidiu cancelar o término da prova em Portugal - mais concretamente em Alenquer, como estava inicialmente previsto. A prova aconteceria de 2 a 4 de julho, caraterizando-se pela passagem por diversos trilhos, ao longo de 770 km, sem paragens obrigatórias. Com estas restrições, a prova terminou em Cedillo (província de Cáceres - Espanha).

A representar o concelho de Alenquer estiveram as equipas “Abrigada Btt” e “Cheganças BIKE btt team”. Os atletas de Abrigada terminaram os 500 kms em 24h57m, tendo sido os 7.º e 8.º classificados na categoria geral e 1.º e 2.º classificados na categoria de embaixadores, recebendo assim a medalha de Prata (atribuída por terminar a prova entre as 22h e 28h de prova). A equipa de Cheganças terminou a prova em 35h28m nesta que foi a sua primeira prestação nesta prova caracterizada por não ter paragens. Com partida de Las Rosas (Madrid), esta prova é marcada por estradas rurais e florestais com algumas passagens forçadas por estrada e debaixo de temperaturas elevadas, a rondar máximas de 40º. Nesta edição de 2021 da Non Stop, saiu vencedora à geral, a equipa “Galletas Gullón” - a mesma que terminou a edição de há dois anos em primeiro lugar, tendo terminado a prova ao final de 23 horas e 35 minutos.

“Alenquer tem excelentes clubes de BTT, com provas dadas até em competições de âmbito internacional, e que têm dado um precioso contributo para a evolução e projeção da modalidade. O município de Alenquer manifesta-se bastante orgulhoso por ver representado o seu território e pelo esforço e emprenho destes atletas em levar o nome de Alenquer além-fronteiras”, sintetizou Pedro Folgado, presidente do município.

Em 2019 a organização alterou o destino de chegada da prova, que deixou de acontecer no Parque das Nações, em Lisboa, para acontecer em Alenquer. Este ano a prova terminaria de novo em Alenquer, com os atletas a chegarem de forma faseada ao Parque Urbano da Romeira, que iria ter um programa de animação ininterrupta ao longo das 36 horas.

Para o município de Alenquer esta era “uma oportunidade de voltar a provar todo o potencial do seu território para a prática dos desportos de natureza, concretamente o BTT, e também de provar que o sucesso de que gozou a chegada desta prova em Alenquer em 2019 não foi um acaso”, explicou o autarca. Alenquer “recebe cada vez mais eventos desta dimensão, não sendo obra do acaso, mas sim resultado de um trabalho de bastidores que não é muito visível, mas que tem vindo a colher os seus frutos”, concluiu Pedro Folgado.

16-07-2021 Fonte: CMA
2006 - 2022 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados