22 de Maio de 2019
Pesquisar
Alertas SMS
Subscreva o serviço gratuito
Detalhe da Notícia
Surto de infeção por Legionella
Comunicado
De acordo com informação prestada ao município de Alenquer por parte do Hospital de Vila Franca de Xira, pelas 10h45 do dia 10 de novembro, não existe registo de ocorrências ou doentes infetados com Legionella com origem direta ou indireta no concelho de Alenquer, pelo que apelamos a toda a população para que mantenha a tranquilidade e siga as recomendações da Direção Regional de Saúde, no caso de deslocação às áreas mencionadas no presente comunicado.

De acordo com as últimas informações prestadas pelas Direção-Geral da Saúde sobre o surto de infeção por Legionella, até ao momento estão confirmados 90 casos de infeção pela bactéria da Legionella na região de Vila Franca de Xira, sendo as freguesias de Vialonga, Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa as que registaram a maior incidência de casos.

Para além do Ministério da Saúde, participaram na última reunião de coordenação, o Ministério do Ambiente (Agência Portuguesa do Ambiente), a Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) e a Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL). Resultaram dessa reunião as seguintes recomendações, exclusivamente para as zonas afetadas (concelho de Vila Franca de Xira):

- devem ser evitados, por agora, os duches, jacuzis e hidromassagens enquanto a fonte do problema não for identificada;
- as cabeças dos chuveiros devem ser desinfetadas por imersão em solução com lixívia, durante cerca de 30 minutos, uma vez por semana, como medida de precaução;
- nos termoacumuladores a água deve estar regulada para temperaturas acima dos 75ºC.

A Direção Geral de Saúde (DGS) sublinha que não há qualquer problema com a ingestão de água nas áreas afetadas. Também não existe qualquer risco de contágio pessoa a pessoa. A infeção apesar de ser grave tem tratamento.

Para mais informação consultar página da Direção Regional de Saúde ou contactar a Linha de Saúde 24, número grátis 808 24 24 24.


Comunicado do Diretor-Geral da Saúde
10-11-2014 Fonte: CMA, DGS
« Voltar
 Sub-Navegação
Categorias:
› Todas
› Juntas de Freguesia
› Segurança e Proteção Civil
› Obras Municipais
› Ação Social
› Educação e Ensino
› Ambiente
› Desporto, Recreio e Tempos Livres
› Saúde
› Agricultura
› Juventude
› Atividades Económicas
› Cultura
› Urbanismo
2006 - 2019 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação