22 de Janeiro de 2022
Pesquisar
Alertas SMS
Subscreva o serviço gratuito
Detalhe da Notícia
Dia Mundial do Ambiente celebrado com atividade promovida pela AMAC - Associação de Municípios de Alenquer e Cadaval
O Dia Mundial do Ambiente este ano é dedicado ao tema da "Restauração dos Ecossistemas", essenciais no combate às alterações climáticas e na preservação da biodiversidade. No âmbito da comemoração deste dia, a Associação de Municípios de Alenquer e Cadaval (AMAC) dinamizou uma ação de limpeza "Vamos Limpar a Serra de Montejunto" aberta à comunidade.

A atividade teve início às 9h30 no Centro de Interpretação Ambiental da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto e decorreu com 93 participantes separados por 5 grupos ao longo da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto, permitindo garantir o distanciamento necessário e as normas de segurança. Todos os participantes usaram máscara durante a atividade, tendo sido distribuído álcool-gel e luvas. O sucesso da atividade ficou evidente nos agradecimentos e sorrisos no rosto dos mais novos aos mais velhos (dos 06 aos 76 anos). 

Porque a Serra de Montejunto é de todos, agradecemos publicamente a todos os envolvidos que ajudaram a AMAC a manter a Serra do Montejunto sem lixo e sem plásticos.

Para Paulo Franco, vereador com o pelouro do Ambiente do município de Alenquer, “a Associação de Municípios de Alenquer e Cadaval dentro do que é a sua política de responsabilidade ambiental, tem desenvolvido várias iniciativas a nível cívico e de intervenção no âmbito da educação ambiental junto da população, dotando os cidadãos de competências ambientais, promovendo de alguma forma a cidadania participativa da comunidade na proteção e defesa do ambiente”. 

Mais acrescentou que estas iniciativas “são sempre uma excelente aposta, na medida em que sensibilizam a população para a preservação e sustentabilidade do seu território”. 

Relembramos que esta ação promovida pela AMAC – Associação de Municípios de Alenquer e Cadaval, pretendeu assinalar o Dia Mundial do Ambiente na Paisagem Protegida da Serra de Montejunto. Comemorado desde o dia 5 de junho de 1972, o Dia Mundial do Ambiente foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas marcando o início da Conferência de Estocolmo. O Dia Mundial do Ambiente é celebrado todos os anos em mais de 100 países, com um tema específico. O tema do Dia Mundial do Ambiente de 2021 é a Restauração de Ecossistemas, no qual decorre no Paquistão o lançamento da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas. 

Relembrando que a restauração de ecossistemas pode assumir diversas formas que vão desde a plantação de mais árvores autóctones; ao controlo e erradicação de espécies exóticas; cidades mais verdes; mudanças nos padrões de consumo e dieta; até aos nossos pequenos/grandes gestos no dia-a-dia com a remoção de lixo para garantir ecossistemas mais limpos, tais como as nossas florestas e rios.
 Salientamos assim a importância desta atividade não só a nível local como a nível nacional, e agradecemos a participação de todos os guardiões do Ambiente que estiveram presentes na manhã de hoje na Serra de Montejunto. 

A Paisagem Protegida da Serra de Montejunto é de todos e para todos, cabendo a cada um de nós protegê-la.

08-06-2021 Fonte: CMA
« Voltar
 Sub-Navegação
Categorias:
› Todas
› Juntas de Freguesia
› Segurança e Proteção Civil
› Obras Municipais
› Ação Social
› Educação e Ensino
› Ambiente
› Desporto, Recreio e Tempos Livres
› Saúde
› Agricultura
› Juventude
› Atividades Económicas
› Cultura
› Urbanismo
2006 - 2022 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação