27 de Abril de 2018
Pesquisar
Alertas SMS
Subscreva o serviço gratuito
A minha rua
Detalhe da Notícia
Julgado de Paz de Alenquer inaugurado a 6 de abril
Cerimónia contará com a presença da secretária de Estado da Justiça
Os Julgados de Paz são instâncias alternativas na resolução de litígios que tornam mais rápido, barato e eficaz o acesso à justiça, permitindo aos cidadãos resolver litígios sem recorrer aos tribunais e sem terem de se deslocar. São competentes para resolver causas comuns de natureza cível, cujo valor não exceda os €15.000 (excluindo as que envolvam matérias de Direito da Família, Direito das Sucessões e Direito do Trabalho).

O Julgado de Paz do Oeste, delegação de Alenquer é inaugurado a 6 de abril, pelas 11h, na presença da secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso.

O Julgado de Paz do Oeste tem sede no município do Bombarral e uma delegação em cada um dos restantes municípios da Comunidade Intermunicipal do Oeste (Arruda dos Vinhos, Alcobaça, Alenquer, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras), abrangendo 360 mil habitantes.

Este é o primeiro Julgado de Paz do país a abranger todo o território de uma Comunidade Intermunicipal, a partir de uma proposta da Oeste-CIM lançada em 2014, de forma a minimizar o encerramento dos tribunais de Bombarral e Cadaval, que foram reabertos este ano.

Segundo o protocolo assinado em 2016, os municípios asseguraram o pagamento das despesas associadas ao funcionamento do Julgado de Paz, entre as quais os custos com instalações e imóveis, energia, água e comunicações, enquanto o Governo garante as despesas com juízes e mediadores.

As receitas provenientes das taxas de justiça cobradas deverão ser repartidas entre municípios e Governo.

O Julgado de Paz de Alenquer terá as mesmas competências que a sede, incluindo a realização de julgamentos e ficará situado na rua Triana 42 A/B, com o seguinte horário de funcionamento: 2ª feira: 09h30 – 13h; 3ª feira: 13h30 – 17h; 4ª feira: 09h30 – 13h; 5ª feira: 13h30 – 17h; e 6ª feira: 13h30 – 17h. 
21-03-2018 Fonte: CMA
« Voltar
 Sub-Navegação
Categorias:
› Todas
› Juntas de Freguesia
› Segurança e Proteção Civil
› Obras Municipais
› Ação Social
› Educação e Ensino
› Ambiente
› Desporto, Recreio e Tempos Livres
› Saúde
› Agricultura
› Juventude
› Atividades Económicas
› Cultura
› Urbanismo
2006 - 2018 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação