24 de Maio de 2019
Saúde e envelhecimento é tema de debate
1.º Seminário da Rede Social de Alenquer junta-se às comemorações do Dia Internacional do Idoso
O seminário “Saúde e Envelhecimento” realizou-se no dia 3 de Outubro no Auditório Damião de Góis, numa organização conjunta do Pelouro da Acção Social da Câmara Municipal de Alenquer e das instituições particulares de solidariedade social locais, com os apoios da Abrisaúde, Florista “O Sonho” e SCA. Esta iniciativa teve como objectivo evidenciar as problemáticas de saúde e envelhecimento.

A reflexão crítica sobre as problemáticas de envelhecimento e saúde englobou nos painéis de debate os temas Alzheimer, Parkinson, diabetes e posicionamento. Foram também apresentadas as respostas sociais no concelho de Alenquer para a terceira idade, em que se salientou a exigência de serviços de qualidade para esta área.

Contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos multidisciplinares susceptíveis de serem utilizados na resolução inovadora e criativa dos novos problemas decorrentes do envelhecimento e desenvolver competências de análise e de avaliação de situações problemáticas que ocorrem ao longo do processo de envelhecimento foram as principais ideias deste dia de trabalhos, que contou com cerca de cem participantes.

A abertura e encerramento das intervenções esteve a cargo de Jorge Riso, vereador do Pelouro da Acção Social, que integrou este seminário nas comemorações do Dia Internacional do Idoso, fazendo notar ainda que a 27 de Outubro se realiza o XIX Encontro Concelhio de Reformados e Idosos do Concelho. “Já sabia que era bom viver em Alenquer mas agora fiquei a saber que é melhor envelhecer neste concelho”, rematou.
03-10-2007 Fonte: CMA