25 de Setembro de 2018
Alenquer nas Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada
Os municípios assinaram o ano passado um Acordo de Intercâmbio Cultural
O município de Alenquer esteve representado pelo vice-presidente do município, Rui Costa, na Procissão da Coroação das XV Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada.

Entre locais, emigrantes e turistas, foram milhares as pessoas que se deslocaram domingo (8 de julho) ao centro da cidade para apreciar a coroação e viver o Espírito Santo.

Integraram a Procissão da Coroação 93 coroas e 107 Bandeiras, além de 12 bandas filarmónicas e delegações convidadas: Alenquer, Casa do Triângulo, elementos dos Estados Unidos da América, e Canadá, bem como o Grupo de Inclusão Social.

No dia anterior, sábado, foram servidas 13 mil sopas no Campo de São Francisco, no âmbito das Festas, num evento que contou também com a presença do vice-presidente do município de Alenquer.

As XV Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada tiveram inicio quinta-feira (5 de julho) tendo como convidado de honra D. Ximenes Belo, Bispo Emérito de Dili e Nobel da Paz, que proferiu a conferência “A Espiritualidade Cristã”.

Horas antes, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, e Rui Costa inauguraram duas exposições de fotografia dedicadas ao culto do Espirito Santo em ambos os territórios.

Ambas estão patentes no Largo da Matriz de São Sebastião, em Ponta Delgada, até 27 de julho, e são reveladoras das especificidades desta manifestação cultural e religiosa nos dois concelhos que, a par de Tomar, almejam afirmar as festas em honra do Divino Espírito Santo como Património Imaterial da Unesco.

“Divino em Objetiva 2017”, resulta de um concurso fotográfico organizado pela AFAA - Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores, e já esteve patente em Alenquer, no fim-de-semana de encerramento das Festas do Espirito Santo no concelho.

A exposição de fotografia “Festas do Império do Divino Espírito Santo de Alenquer”, reúne vinte fotografias, através das quais são dadas a conhecer as várias fases das festas do Espírito Santo de Alenquer 2018, que este ano contaram com a participação ativa de Ponta Delgada: Ruas Floridas; Sala do Espírito Santo; Jantar de Encerramento; Bodo Terceirense; Vigília do Espírito Santo e Encerramento das Festas.

Recorde-se que os Municípios de Ponta Delgada e de Alenquer assinaram, em 2017, um Acordo de Intercâmbio Cultural, que visa promover, divulgar e partilhar experiências próprias sobre uma devoção religiosa que une todo uma cultura, quer nos Açores, quer no território continental.

A solidariedade, a partilha, a união e a caridade estão presentes em ambas as celebrações como denominador comum, em rituais como a partilha do bodo, a procissão ou, na terminologia açoriana, a coroação.

09-07-2018 Fonte: CMA
2006 - 2018 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados