23 de Maio de 2019
Acordo assinado em fim de semana de encerramento das Festas do Espírito Santo
Protocolo de geminação entre os municípios de Alenquer e Angra do Heroísmo
Terminaram, no passado fim de semana, as Festas do Império do Divino Espírito Santo, este ano com uma recriação histórica do Milagre das Rosas. No dia anterior, foi assinado, nos paços do concelho, um protocolo de geminação com Angra do Heroísmo, município que tem estas festividades em comum com Alenquer.

Iniciadas a 27 de março, as Festas do Espírito Santo terminaram a 15 de maio, em Alenquer, com missa presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa D. Manuel Clemente e com procissão. No sábado, a recriação do Milagre das Rosas “O Sonho da Rainha Santa”, que decorreu no Largo do Espírito Santo e na Calçada Francisco Carmo, esteve envolta de iniciativas alusivas à época medieval – mercado, concerto, animação musical e cerimónia de descerramento da Cruz no local onde, segundo a tradição, se deu, em 1321, o milagre da conversão das rosas em dinheiro.
No dia do jantar de encerramento das festas foi também assinado, no salão nobre, um acordo de geminação com o município de Angra de Heroísmo. “Ligações históricas, semelhanças culturais e similitudes das realidades quotidianas” justificam a geminação - de acordo com o protocolo, o facto de, no século XV, “entre os primeiros ocupantes da ilha Terceira” se encontrarem “vários alenquerenses” e a “verba em dinheiro recolhida pela população de Angra do Heroísmo”, para ajudar as vítimas das cheias ocorridas em Alenquer, em novembro de 1967.
18-05-2016 Fonte: CMA