22 de Maio de 2019
Mentes Perigosas entregam ração no canil
Canil Municipal de Alenquer
Shakira recebe e faz festas
+ Fotos
A Shakira foi a primeira a provar. Ao princípio mais interessada nas festas que lhe fazia Francisco, o cheiro da guloseima para cão foi entrando no seu grande nariz preto e o snack acabou por desaparecer em segundos. Grandes e pequenos, todos os cães se alimentaram, nos dias seguintes, com a ração trazida pelos motards.

A Célia, a Zita, o Francisco, o Marco e o Tiago visitaram o canil na manhã de 27 de abril. Foram precisas algumas voltas entre a carrinha e a despensa para transportar toda a ração conseguida pelos motards do grupo Mentes Perigosas. A comida foi pedida à Mars, empresa de produção alimentar com duas marcas de rações para animais.

Zita e Francisco são um casal de motards que, há coisa de um ano, perdeu um amigo de quatro patas. A experiência levou-os a conhecer o canil e motivou a ajuda. Ficaram encantados com a Shakira, que pedia atenção com ladridos e olhares doces. Já o Marco, filho da Célia, passou a maior parte do tempo perto de uma família de cinco que ocupa uma das boxes. Mãe e bebés podengos corresponderam com graças e lambidelas. Ouviram-se alguns “se eu pudesse” – ou não fossem a Célia, a Zita, o Francisco, o Marco e o Tiago “dog lovers” assumidos.

O grupo foi recebido pelo presidente da câmara. Jorge Riso agradeceu a oferta, que deu como “muito bem-vinda”. O canil de Alenquer alberga cães com diferentes procedências – abandonados ou perdidos, entregues pelos donos, ali nascidos. Todos os cães saudáveis são passíveis de ser adoptados. Para facilitar a adopção, a página web do município disponibilizará, até final do mês de maio, uma área a eles dedicada.

A visita prolongou-se bem para lá da entrega. O grupo foi distribuindo mimos e fazendo perguntas ao médico veterinário municipal, João Alvoeiro. O processo de adopção suscitou interesse. As formalidades são simples: podem adoptar um cão adultos que se façam acompanhar de bilhete de identidade e cartão de contribuinte, preencham o termo de responsabilidade e cubram os custos inerentes à profilaxia – o cão ou cães adoptados são vacinados e chipados se maiores de três meses de idade.

Este acto solidário faz parte de uma lista de iniciativas do grupo sedeado em Vila Franca de Xira. À ajuda ao Canil Municipal de Alenquer juntam-se colheitas de sangue, donativos e visitas a instituições de solidariedade social.
05-05-2011 Fonte: CMA