18 de Agosto de 2017
A obra de Manuel Guimarães
Janeiro, mês do cinema
Colóquio
Ao realizador de "Lotação Esgotada", filme rodado em Alenquer no princípio dos anos 70, foi dedicado um ciclo de projecções e um colóquio. Nesta edição de “Janeiro, mês do cinema” as entradas para o Auditório Damião de Góis foram gratuitas para os espectadores que apresentaram um talão de compras no comércio tradicional ou um cartão da biblioteca ou seus pólos.

Às três primeiras sextas-feiras de Janeiro correspondeu a exibição de um filme de Manuel Guimarães – no dia 7, Saltimbancos; no dia 14, O Trigo e o Joio; a 21, Nazaré. O colóquio “À conversa sobre a filmografia de Manuel Guimarães” foi promovido no dia 28. Presentes como oradores Paulo Viveiros, professor universitário de História e Teoria do Cinema e Francisco Cipriano, actor no filme Lotação Esgotada. Como moderadores, Frederico Ferreira, jornalista e cinéfilo, e Carlos Levezinho, técnico da área audiovisual na autarquia.

Paulo Viveiros contextualizou a obra de Manuel Guimarães, estabelecendo um paralelismo com o neo-realismo e frisando a forte ligação daquela à literatura, falando nos nomes de Alves Redol, Manuel da Fonseca, Leão Penedo, Fernando Namora, Carlos Oliveira e Vergílio Ferreira.
   O impacto da rodagem do filme Lotação Esgotada em Alenquer foi descrito por Francisco Cipriano, também responsável pelo espólio documental relacionado com o filme exposto durante a duração do ciclo.
   Participaram no colóquio cerca de trinta pessoas, algumas das quais figurantes em Lotação Esgotada, que recordaram momentos de trabalho e o contacto com o realizador.
02-02-2011 Fonte: CMA
2006 - 2017 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados