22 de Maio de 2019
Alenquer e concelhos vizinhos juntam-se para “pensar em voz alta”
Encontro Inter–NLI
No âmbito da medida de rendimento social de inserção, realizou-se, no dia 25 de novembro, no Museu do Vinho, em Alenquer, um encontro “Inter-NLI (núcleos locais de inserção)”. Estiveram presentes os NLI de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja e Vila Franca de Xira, que são da responsabilidade da coordenação do serviço local de Vila Franca de Xira do Centro Distrital da Segurança Social de Lisboa.

O objetivo deste encontro, com o tema “Pensando em voz alta sobre nós – avaliação diagnóstica dos NLI”, foi refletir em conjunto sobre práticas decorrentes do funcionamento dos NLI e sobre os desafios que se colocam às famílias beneficiárias do rendimento social de inserção.
   Na sessão de abertura, o presidente da câmara municipal, Jorge Riso, agradeceu a escolha de Alenquer para receber esta “partilha de ideias”, essencial para “tomar as decisões mais acertadas em tempos de crise”. Dina Ferreira, diretora de Núcleo Qualificação Famílias e Territórios/Centro Distrital da Segurança Social de Lisboa, também durante a sessão de abertura alertou para a necessidade de “consenso e conjugação de esforços, com vista a uma gestão eficaz dos insuficientes recursos existentes”.
   Os temas abordados incidiram na partilha de potencialidades e vulnerabilidades do trabalho desenvolvido pelos núcleos, na identificação das causas e necessidades e nas propostas de boas práticas para ultrapassar as vulnerabilidades. O encontro terminou com a apresentação dos contributos dos elementos participantes para posterior compilação e divulgação.
   A realização e coordenação do encontro foram da responsabilidade do serviço local da Segurança Social de Vila Franca de Xira, tendo tido a colaboração da Câmara Municipal de Alenquer.
29-11-2011 Fonte: CMA