21 de Janeiro de 2019
FAPAS planta 150 carvalhos-cerquinhos no Montejunto
Acção de rearborização
Membros do FAPAS plantam um carvalho-cerquinho
+ Fotos
30 voluntários do Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens (FAPAS) estiveram, nos dias 17 e 23 de Janeiro, na encosta Sul da serra do Montejunto. Com o apoio da câmara municipal e das Juntas de Freguesia de Abrigada e Cabanas de Torres, plantaram carvalhos-cerquinhos, também chamados de carvalhos-portugueses.

A iniciativa deu continuidade às acções de rearborização que se têm vindo a desenvolver na serra de Montejunto desde 2003. Os fogos florestais que a atingiram em Setembro desse ano tiveram um duro impacto na flora. Este tipo de acções contribui para a recuperação do coberto florestal autóctone desta área protegida.

O FAPAS é uma organização não governamental e sem fins lucrativos, que se ocupa da protecção e recuperação da fauna e flora selvagens. Constituído em 1990, é membro de entidades como The World Conservation Union (IUCN), do Bureau Européen de L’Énviornnement (BEE) ou do Conselho Ibérico para a Defesa da Natureza (CIDN).

O carvalho-cerquinho (quercus faginea) é bastante comum em Portugal. Esta árvore, de folha caduca, tem uma altura média de 20 metros e pode viver até aos 600 anos.
20-01-2010 Fonte: CMA