22 de Janeiro de 2019
Pesquisar
Alertas SMS
Subscreva o serviço gratuito
Detalhe da Notícia
A reforma da Política Agrícola Comum em debate
IX Jornadas Agrícolas do Concelho de Alenquer
Debater questões relacionadas com a reforma da Política Agrícola Comum (PAC) foi o objectivo das IX Jornadas Agrícolas, que se realizaram no dia 14 de Março, no Portal da Rota da Vinha e do Vinho, em Alenquer, e que contaram com a presença do ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, António Serrano.

    Antes de dar lugar ao variado painel de oradores que compôs esta nona edição, abriram a sessão o presidente e vice-presidente da câmara municipal, Jorge Riso e João Hermínio, respectivamente. Ambos realçaram o papel que os municípios devem ter na “valorização dos mercados agrícolas e na promoção dos agentes económicos locais”. Com algumas “expectativas e preocupações” em relação ao futuro dos agricultores do concelho, asseguraram a intenção de “acompanhar a par e passo o sector” e de “proporcionar mais fóruns sobre a temática”. 
   O ministro da agricultura reconheceu a existência de “produtores de qualidade” em Portugal, exemplo a seguir, e acrescentou que é preciso “reforçar a capacidade comercial e a vertente da inovação das estruturas de produção”, apelando ao apoio das autarquias e outras instituições nesse sentido.
   A necessidade de “repensar" as questões que se prendem com agricultura, o “desaparecimento do comércio tradicional”, a “carga burocrática” que pesa sobre os profissionais do sector em matéria de licenciamentos, certificações e do grande volume de legislação, colocando-os numa situação de concorrência desleal face aos mercados estrangeiros, foram alguns dos problemas levantados durante o encontro. 
   Do painel de oradores fez também parte João Carreira, presidente da direcção da Unicaro – União das Cooperativas Agrícolas do Ribatejo e Oeste, Francisco Avillez, professor do Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa e Augusto Ferreira, director da Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas.
   As IX Jornadas Agrícolas são o resultado de uma parceria entre o pelouro das Actividades Económicas da câmara municipal e a Unicaro, com o apoio da Caixa de Crédito Agrícola.
16-03-2011 Fonte: CMA
« Voltar
 Sub-Navegação
Categorias:
› Todas
› Juntas de Freguesia
› Segurança e Proteção Civil
› Obras Municipais
› Ação Social
› Educação e Ensino
› Ambiente
› Desporto, Recreio e Tempos Livres
› Saúde
› Agricultura
› Juventude
› Atividades Económicas
› Cultura
› Urbanismo
2006 - 2019 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação