11 de Julho de 2020
Festas do Espírito Santo na fase final das 7 Maravilhas 2020
As Festas do Império do Divino Espírito Santo (FIDES) são finalistas regionais do distrito de Lisboa no concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular, na categoria de Festas e Feiras.

Selecionada entre 504 candidaturas, as Festas do Império do Divino Espírito (FIDES) estão presentes na fase final deste concurso, que nesta nona edição vai eleger as 7 Maravilhas da Cultura Popular e que conta com 140 finalistas, em diversas categorias.

Cada região do país tem sete patrimónios finalistas a concurso, de um total de 20 regiões (18 distritos e duas regiões autónomas).

As Festas do Império do Divino Espirito Santo (FIDES), foram fundadas em Alenquer pela Rainha Santa Isabel e o Rei D. Diniz no século XIV e daqui partiram para diversos pontos do país e depois do mundo, impulsionadas pelos Descobrimentos e pelas rotas de imigração.

No século XIX começaram a perder expressão em Alenquer, tendo acabado por se extinguir. Foram recuperadas em 2007, por influência do então Bispo Auxiliar de Lisboa, e atual Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, organizadas pelo município de Alenquer, com o apoio das paróquias e freguesias do concelho.

A fase final do concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular vai decorrer no mês de julho, e vai ser transmitida em 20 galas, em direto, na RTP1 e RTP Internacional. No próximo dia 21 de junho serão indicados os números de telefone atribuídos a cada património candidato num programa que será igualmente transmitido em direto pela RTP.  A eleição dos 20 finalistas será feita através do maior número de votos populares.

Posteriormente, em agosto, irá existir um programa de repescagem no qual os 20 segundos classificados serão submetidos a uma nova votação.

A 5 de setembro vai ser feita a Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular, em prime-time, na RTP.

Do Conselho Científico que acompanha este programa e que garante a sua idoneidade fazem parte a Associação Portugal Genial; CEARTE- Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património; CNC - Centro Nacional de Cultura; Fundação INATE; Joana Vasconcelos; Secretaria de Estado - Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Turismo de Portugal.

O projeto conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

09-06-2020 Fonte: CMA
2006 - 2020 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados