21 de Janeiro de 2019
SMPC de Alenquer leva a cabo ações de sensibilização
Prevenção de fogos florestais
Face ao elevado número de ignições que se têm registado nos últimos anos no concelho de Alenquer, o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) está a proceder a várias ações de sensibilização, com o objetivo de contribuir para a alteração desta realidade.

O SMPC, no âmbito de um protocolo estabelecido entre a Escola Nacional de Bombeiros e o Grupo Portucel Soporcel, e com o apoio dos corpos de bombeiros do município e da GNR, irá realizar sessões de sensibilização na Junta de Freguesia de Carnota, a 29 de junho, e no dia 6 de julho, em Ribafria, na Associação Cultural e Recreativa "Os Águias de Ribafria". A escolha destes locais prende-se com o facto de serem zonas onde habitualmente se regista um elevado número de ocorrências.
   Foi ainda solicitada a colaboração de padres e diáconos do concelho para alertar a população para os riscos do uso do fogo e para a necessidade da alteração de comportamentos face a este tipo de práticas.
   Com estas ações, o SMPC pretende também chamar a atenção da população para a recente alteração ao código penal, que pune com pena de um a oito anos de prisão o agente provocador de incêndios, em detrimento da coima no valor mínimo de 150 euros, que vigorava no ano anterior.
   De uma forma geral, o objetivo deste conjunto de iniciativas é sensibilizar a população para a problemática dos incêndios florestais e para a segurança de pessoas e bens.
   O concelho de Alenquer regista habitualmente um elevado número de ignições ao longo do ano, com particular incidência no verão e início do outono, tendo em 2011 ocorrido 319 ignições. Estas situações provocam sérios prejuízos económicos e ambientais, tendo em 2003 destruído uma área superior a 2000 hectares.
19-06-2012 Fonte: CMA