22 de Janeiro de 2020
Alenquer em segundo lugar no setor “Conteúdos” na Internet
Prémios IPIC – Índice da Presença na Internet dos Municípios Portugueses 2019
O município de Alenquer ficou no segundo lugar do Critério 1 – Conteúdos: Tipo e Atualização, um dos quatro eixos estruturais que compõem a grelha de avaliação utilizada no “Índice da Presença na Internet dos Municípios Portugueses 2019”.

Este estudo que avalia a presença na Internet das 308 autarquias do país é resultado de um trabalho da Universidade das Nações Unidas, através da sua Unidade Operacional em Governação Eletrónica (UNU-EGOV), em parceria com o GÁVEA – Observatório da Sociedade da Informação da Universidade do Minho e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA).

Na apresentação dos resultados foi produzido e analisado o ranking global de presença na Internet das Câmaras Municipais. Vila Nova de Cerveira foi a autarquia premiada com o primeiro lugar no ranking global, Alenquer está no ranking 89.

Foram ainda analisados os sítios Web em função de quatro grandes critérios identificados na metodologia, designadamente: “Critério 1 - Conteúdos: Tipo e Atualização”; “Critério 2 - Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de Utilização”; “Critério 3 - Serviços Online”; e “Critério 4 - Participação”.

Alenquer ficou em segundo lugar no Critério 1 – Conteúdos: Tipo e Atualização: critério que tem como objetivo proceder à avaliação dos conteúdos disponibilizados bem como à atualização dos mesmos. Abarca sete indicadores que incluem um conjunto variado de informação disponibilizada, nomeadamente informação da Câmara, do município, relativa à gestão do município, relacionada com os serviços Municipais e com instrumentos de gestão territorial, bem como dados sobre as datas da realização de reuniões de Câmara e outras informações, tais como editais, concursos públicos, notícias, FAQs, entre outras. Vila Nova de Cerveira foi a primeira classificada neste Critério.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu a 4 de dezembro no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, e contou com a presença da Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.

20-12-2019 Fonte: CMA
2006 - 2020 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados