19 de Setembro de 2019
IPDJ apresenta Empreende Já no Carregado
Programa para jovens dos 18 aos 29 anos
Decorreu, no dia 18 de janeiro, no Carregado, a apresentação do Empreende Já (EJÁ). Realizada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em parceria com a câmara municipal, destinou-se a dar a conhecer o programa.

O programa tem como finalidade, como informa o IPDJ, “apoiar a criação e o desenvolvimento de empresas e de entidades da economia social, assim como a criação de postos de trabalho, por jovens entre os 18 e os 29 anos que não trabalham, não estudam e não se encontram em formação”.
O IPDJ pretende envolver, na primeira ação deste programa, 630 jovens “Not in Employment Education or Training” (NEET) e apoiar a integração e a sustentabilidade de 180 postos de trabalho.
O EJÁ compreende o desenvolvimento de duas ações distintas. A primeira destina-se a apoiar o desenvolvimento de projetos de aquisição de competências, enquanto a segunda apoia a sustentabilidade de entidades e de postos de trabalho criados ao abrigo do programa, resultantes de projetos desenvolvidos por jovens empreendedores.
Segundo avança a mesma entidade, “os jovens empreendedores terão, durante seis meses, uma bolsa mensal de apoio financeiro de 691,70 euros, equivalente a 1,65 do Indexante de Apoio Social (IAS), e os que passarem para a segunda ação receberão 10 mil euros para apoio à constituição e sustentabilidade da empresa ou entidade de economia social criada”.

O EJÁ é uma medida integrada no Plano Nacional de Implementação de uma Garantia para a Juventude, cofinanciado pelo POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, no âmbito do eixo prioritário 2 – Iniciativa Emprego Jovem.

As candidaturas podem ser efetuadas na página web do programa até 6 março de 2017.
20-01-2017 Fonte: CMA