24 de Maio de 2019
Canhão cársico entusiasma caminhantes
Serra de Ota
A manhã de 15 de Março juntou na serra de Ota cerca de 60 participantes para mais um passeio pedestre.

As belíssimas paisagens serranas do concelho de Alenquer são a companhia ideal para passeios ecológicos. Os diversos percursos pedestres, organizados pelo Pelouro do Ambiente, decorrem nesta região de forma descontraída e participada. A comprová-lo, o grupo de pessoas que compareceu pelas nove horas de sábado no Parque das Merendas da serra de Ota.

Nos pontos mais altos da serra pode desfrutar-se de uma vista magnífica sobre toda a região, que se estende a Norte ao concelho de Azambuja e Cadaval, a Sul às freguesias de Meca e Triana e à Abrigada, bem como uma magnífica panorâmica da encosta a Nascente da Serra de Montejunto

Mas a vista não foi o único atractivo. Nos topos predomina a vegetação rasteira e os arbustos como o carrasco e a roselha, que na Primavera dão à serra uma riqueza extraordinária de cores. Ao longo dos caminhos, as orquídeas com as suas flores vão salpicando o manto verde, dando sinais de uma Primavera anunciada.

Do cimo dos declives que ladeiam o vale, os olhos abrem-se de espanto perante a força da natureza. Lá no fundo, por ente ladeiras íngremes cobertas de cascalheiras e altas paredes calcáreas, serpenteia o rio da Ota.

O canhão cársico da Ota estende-se diante do nosso olhar com imponência e beleza.  Por este vale onde a natureza permanece quase intocada, percorre-se caminhos de zambujeiros, zelhas e tamargueiras.

As escarpas, pelas suas características e inacessibilidade, constituem um local privilegiado para a nidificação de aves ripícolas como o corvo, o bufo-real e o melro azul. Chegados aos Olhos de d’Água, é tempo de voltar a subir o trilho, por entre matas de pinheiros até ao parque de merendas, onde terminamos o passeio.
15-03-2008 Fonte: CMA