15 de Dezembro de 2019
Arrancaram as obras na Escola Conde Ferreira
Primeiro projeto no âmbito do PEDU vai acolher o novo Museu do Presépio
Já tiveram inicio as obras na Escola Conde Ferreira, um dos projetos contratualizados no âmbito do PEDU/PARU, com o objetivo de instalar o Museu do Presépio, um novo espaço museológico a integrar na rede de Museus Municipais.

A “Reabilitação e Refuncionalização da Escola Conde Ferreira” prevê uma intervenção total, das fundações à cobertura do edifício e a demolição de um anexo, devolvendo-lhe a sua arquitetura original.

O futuro museu irá contar com um auditório, sala de projeção de filmes ou documentários e dois núcleos expositivos distintos e para os quais estão a ser feitas recolhas documentais e pesquisas bibliográficas.

Pretende-se com o Museu do Presépio, materializar a ligação de Alenquer ao Presépio e à marca “Alenquer, Presépio de Portugal”, sendo vincado por uma forte componente educativa, associada ao público infantil.

Localizada em pleno centro histórico de Alenquer, a Antiga Aula do Conde Ferreira foi construída em 1872 e acolheu durante a ultima metade do século XX o Museu Hipólito Cabaço.

Em inicio de 2000 o avançado estado de degradação do edifício obrigou ao seu encerramento, estando neste momento a decorrer as obras de relocalização do Museu Hipólito Cabaço na Casa da Torre, outro edifício histórico de Alenquer.

As obras de “Reabilitação e Refuncionalização da Escola Conde Ferreira” terão um custo de aproximadamente 440 mil euros, dos quais 85% financiados pelo FEDER e os restantes pelo município e têm um prazo de execução previsto de 180 dias.

15-11-2019 Fonte: CMA