22 de Maio de 2019
Portal do Eleitor, Linha de Informação Eleitoral e outros meios
Informação aos cidadãos eleitores
Foi activado o Portal do Eleitor, que reúne as informações necessárias para que cada cidadão possa conhecer o que são, para que servem e como funcionam os actos eleitorais em Portugal. Esta ferramenta foi também criada para preparar, participar e seguir o apuramento de resultados.

Para apoiar os cidadãos no exercício do seu direito de votar, foi criado um portal, sem custos, que estará sempre disponível e apresentará as informações mais relevantes (antes de eleições - de preparação; durante as eleições - informação de como votar; após as eleições - informação sobre resultados e entre eleições - informação sobre eleições e o seu contexto).

O desenvolvimento do Portal do Eleitor insere-se no âmbito da campanha “Saiba onde votar”, lançada pela Direcção Geral da Administração Interna (DGAI), com o intuito de facilitar o acesso dos eleitores à informação de que necessitam para poder votar.
   Faz igualmente parte dessa iniciativa a criação da Linha de Informação Eleitoral, n.º 808 206 206 (custo de uma chamada local), que tem como objectivo promover, pela primeira vez no país, o contacto directo com os eleitores, através de um centro de atendimento preparado para esclarecer dúvidas sobre o processo eleitoral e de recenseamento. A linha referida fornece ainda informação sobre a freguesia de recenseamento e o local de voto.

Existe também o serviço de SMS 3838, que serve para dar a conhecer o local onde o eleitor tem de votar e qual o seu número de eleitor.

Na fase de lançamento, o Portal de Eleitor contém já a informação referente aos próximos actos eleitorais para o Parlamento e para as autarquias, estando a plataforma construída de forma a vir a ser utilizada para todo o tipo de actos eleitorais futuros.

O portal está disponível permanentemente na Internet, no endereço www.portaldoeleitor.pt

23-09-2009 Fonte: CMA