22 de Maio de 2019
Integração da população imigrante
Um dos presépios
+ Fotos
No âmbito do projecto “Alenquer Acolhe”, desenvolvido pelo Centro Local de Apoio à Integração do Imigrante (CLAII), alunos e professores do concelho criaram presépios e cozinharam segundo as tradições de Natal de diversos países.

Alunos de vários ciclos de ensino participaram na actividade proposta pelo CLAII. Os mais novos, integrados nos jardins-de-infância e no 1.º ciclo, trabalharam nos presépios. Aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos coube a recolha de contos, músicas e tradições natalícias internacionais. Desta compilação resultará um livro, ilustrado pelos responsáveis pela pesquisa.

O dia 18 de Dezembro, correspondente ao fim do primeiro período, foi dedicado a “Um Natal Multicultural”. As escolas promoveram exposições com os presépios criados e puderam experimentar-se os sabores da época. O convívio entre alunos e entre estes e os professores foi enfatizado – reunidos em torno das mesas, originalmente decoradas, assistiram e participaram em actividades como um karaoke ou um concurso de canções de Natal.

Manuela Mendes, vereadora dos pelouros de Acção Social e da Educação, visitou as sedes dos agrupamentos para se inteirar do espírito emergido da iniciativa. O número de alunos estrangeiros, que tem vindo a aumentar, justifica que à multiculturalidade seja dada uma atenção especial. O projecto “Alenquer Acolhe” visa promover a integração dos imigrantes residentes no concelho, através de iniciativas nas áreas da educação, da inserção no mercado de trabalho ou na participação na vida local.
31-12-2009 Fonte: CMA