26 de Novembro de 2020
Pesquisar
Alertas SMS
Subscreva o serviço gratuito
Detalhe da Notícia
Alenquer inaugurou obras de requalificação do Espaço Radical da Barrada
Presente na cerimónia, a secretária de Estado Cláudia Pereira elogiou as políticas de integração do município
O município de Alenquer inaugurou sábado, 7 de novembro, as obras de requalificação do Espaço Radical da Barrada, no Carregado, na presença da secretária de Estado para a Integração e Migrações, Cláudia Pereira.

A governante teceu rasgados elogios às obras de requalificação daquele espaço, mas também às políticas de integração do município na freguesia do Carregado.

O presidente do município, Pedro Folgado, relevou o desafio de gerir um território como o Carregado, partilhado atualmente por 45 nacionalidade distintas.

“A nossa preocupação tem sido garantir as melhores condições de coabitação entre os naturais da freguesia e os muitos imigrantes que ao longo dos anos aqui fixaram residência. Foi nesse âmbito que foi criada por iniciativa municipal a AMCEI – Associação Multicultural Para Um Carregado Mais Empreendedor e Inclusivo”, explicou.

Também presente na cerimónia, o Presidente da União de Freguesias de Carregado e Cadafais, José Martins, destacou ainda o papel da Associação Desportiva do Carregado, que com mais de 600 atletas inscritos, tem também desempenhado um importante papel na integração dos jovens de diferentes nacionalidades e etnias.

A convite do vereador da tutela, Paulo Franco, a comitiva acabou por efetuar uma visita espontânea à sede da AMCEI, no edifício Palmeiras a escassos metros do Parque Radical.

A secretária de Estado manifestou-se uma vez mais surpreendida pelo trabalho desenvolvido pela Associação, sobretudo junto dos mais jovens, com o desenvolvimento de programas como o acompanhamento ao Estudo. Cláudia Pereira deixou a promessa de regressar em breve para uma visita mais demorada àquele espaço, onde se tem desenvolvido “um excelente trabalho no capítulo da inclusão“, disse.

As obras de requalificação do Espaço Radical da Barrada estenderam-se por uma superfície superior a 5000 metros quadrados e englobam um campo de jogos multiusos, um parque infantil e um parque de skate.

Para além destes equipamentos, foram ainda requalificadas as zonas de circulação pedonal e de estadia que interligam os diferentes espaços e as passagens localizadas sob os edifícios laterais, que ligam às pracetas João Gonçalves Zarco e Infante D. Henriques.

As obras tiveram um investimento de aproximadamente 220 mil euros, financiados a 85 por cento pelos fundos comunitários do Centro 2020, com a restante verba suportada pelo município de Alenquer.

Acompanharam ainda a inauguração, Fernando Silva, Presidente da Assembleia Municipal de Alenquer, e Nuno Dias, dirigente da AMCEI.
09-11-2020 Fonte: CMA
« Voltar
 Sub-Navegação
Categorias:
› Todas
› Juntas de Freguesia
› Segurança e Proteção Civil
› Obras Municipais
› Ação Social
› Educação e Ensino
› Ambiente
› Desporto, Recreio e Tempos Livres
› Saúde
› Agricultura
› Juventude
› Atividades Económicas
› Cultura
› Urbanismo
2006 - 2020 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação