18 de Janeiro de 2020
Pesquisar
Alertas SMS
Subscreva o serviço gratuito
Detalhe da Notícia
Município de Alenquer apresentou plano de reabilitação aos moradores do Bairro Gulbenkian
Intervenção no espaço público decorre no âmbito do PEDU
O município de Alenquer esteve reunido quinta-feira, 14 de novembro, com os moradores do Bairro Calouste Gulbenkian, para apresentar o projeto de reabilitação dos espaços públicos para aquele local, no âmbito do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.

Esta ação inclui para além do tratamento dos espaços públicos envolventes aos edifícios do Bairro, a criação de uma ligação pedonal ao Pavilhão Municipal, numa lógica de dotar este aglomerado de melhores condições ambientais, de conforto e de mobilidade, que permitam satisfazer as necessidades e as expectativas da sua população residente.

A reabilitação dos diversos espaços públicos deste Bairro, que atualmente se encontram degradados e ocupados indevidamente e de forma anárquica, prevê o reordenamento da circulação viária e das áreas de estacionamento, a beneficiação dos diversos percursos pedonais existentes (passeios e zonas de estadia), redimensionando-os e eliminando sempre que possível, barreiras arquitetónicas, com o objetivo de melhorar as acessibilidades, sobretudo dos peões com mobilidade condicionada.

Contempla ainda a melhoria da rede de iluminação pública existente, a criação de uma zona de estadia e de lazer dotada de equipamentos de fitness, mesas, bancos, papeleiras e um espaço lúdico infantil e a reabilitação das zonas verdes existentes através do seu redimensionamento e da renovação do seu coberto vegetal.

O acesso pedonal ao Pavilhão Municipal irá desenvolver-se numa extensão aproximada de 305m, e vai permitir a ligação entre o Bairro Calouste Gulbenkian, o Complexo Desportivo do Sport Alenquer e Benfica (adjacente a este bairro) e o Pavilhão Municipal.

O município informou ainda que estão a ser efetuadas diligências, para a aquisição de um terreno para a construção de um parque de estacionamento que sirva moradores e quem frequenta as instalações do Sport Alenquer e Benfica. Esta obra apesar de não estar incluída no programa de reabilitação, deverá arrancar em simultâneo com esta intervenção.

Os moradores que marcaram presença nos Paços do Concelho manifestaram-se satisfeitos com o plano apresentado, que vai ao encontro das suas duas maiores preocupações, as dificuldades de estacionamento e a degradação dos espaços públicos.

O Bairro Calouste Gulbenkian situa-se em Paredes, Alenquer, e foi construído em finais da década de 1960, no âmbito do plano de realojamento das famílias atingidas pelas inundações de novembro de 1967. É constituído por edifícios multifamiliares em banda de três pisos, num total de 36 habitações.

 

 

18-11-2019 Fonte: CMA
« Voltar
 Sub-Navegação
Categorias:
› Todas
› Juntas de Freguesia
› Segurança e Proteção Civil
› Obras Municipais
› Ação Social
› Educação e Ensino
› Ambiente
› Desporto, Recreio e Tempos Livres
› Saúde
› Agricultura
› Juventude
› Atividades Económicas
› Cultura
› Urbanismo
2006 - 2020 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação