22 de Maio de 2019
Câmara e adega promoveram festival
Prova de sopas e merendas na Labrugeira
Uma grande variedade de iguarias esteve na Labrugeira à disposição dos apreciadores de boa comida no fim-de-semana de 12 e 13 de Abril. No recinto da Adega Cooperativa houve sopas e merendas para todos os gostos. Difícil para os visitantes foi escolher as melhores. A organização do certame resultou de uma parceria entre a Câmara Municipal de Alenquer e a Adega Cooperativa da Labugeira.

Onze foi o número de entidades participantes e onze foi também o número de sopas e merendas que foram dadas a provar na sexta edição do Festival das Sopas e Merendas de Alenquer. Sopa da pedra, dos avós, de grão, de peixe, do mar e da horta, à camponesa e de legumes, acompanhadas de sandes de courato, carne de alguidar, pataniscas e pijama de enchidos, foram alguns dos pratos que fizeram as delícias dos visitantes.

Foi no sábado que se deu início ao certame com um desfile pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Alenquer. Seguiu-se a cerimónia de inauguração, com a presença de vários autarcas e sócios da adega que ouviram José Manuel Coelho, presidente da cooperativa, falar sobre a importância e o significado que as sopas e as merendas tiveram e têm na sociedade.

Pela tarde e noite actuaram as sevilhanas “Las Guapas”, o Hip-Hop do Sporting Clube de Alenquer, o Rancho Folclórico de Penafirme de Ventosa, Os Vindimeiros e a Tuna Académica de Coimbra. Domingo foi a vez da Orquestra Ligeira de Olhalvo, do grupo “Vozes Maduras”, das sevilhanas “Lar da Sãozinha”, da Bandinha do Bairro e também do folclore do grupo de Vila Verde dos Francos.
15-04-2008 Fonte: CMA