15 de Dezembro de 2019
Biblioteca Municipal de Alenquer acolheu a quarta edição do LiterAl
O Encontro Literário de Alenquer contou este ano com oficinas para as Escolas, um colóquio no sábado e sessão para familias no domingo
A Biblioteca Municipal de Alenquer recebeu entre 4 e 10 de novembro, a quarta edição do LiterAl – Encontro Literário de Alenquer, este ano dedicado ao ensino sob o tema “A Educação pela Literatura”.

Entre segunda e sexta-feira, houve oficinas de ilustração por Paulo Galindro e Carla Nazareth, de escrita criativa pela escritora Rosário Alçada Araújo, e teatro por Carlos Catalão, dirigidas às crianças dos ciclos básico e secundário, dos quatro agrupamentos de escolas do concelho.

A companhia de Teatro Palco de Chocolate levou ainda ao Centro Escolar de Vila Verde dos Francos a peça com a peça “Bobbi, o cão salsicha” dirigida a crianças dos jardins de infância e 1º e 2º anos do ensino básico. Uma peça sobre o respeito pela diferença, a tolerância e a amizade, com muita interação com os pequenos espetadores, sorrisos e gargalhadas.

O colóquio “A Educação pela Literatura” debateu o papel da literatura nas escolas, com três painéis de escritores, docentes e bibliotecários, convergindo para uma profícua reflexão e partilha, sobre a literatura como instrumento pedagógico.

O colóquio era reconhecido como ação de curta duração pelo Centro de Formação Pêro de Alenquer.

Domingo no encerramento do LiterAl, foi inaugurada a exposição dos trabalhos desenvolvidos nas oficinas de ilustração e escrita criativa e Carlos Catalão, dinamizou um conjunto de jogos e exercícios de teatro para famílias, onde se pretendia desenvolver o espirito de equipa e de entreajuda, essencial no desempenho teatral.

No final houve o sorteio de quatro vouchers familiares entre os participantes das oficinas, ao Fluviário de Mora, Dino Parque da Lourinhã, Centro Interpretativo de Lobo Ibérico e Buda Eden Parque.

12-11-2019 Fonte: CMA