14 de Dezembro de 2017
A minha rua
Alenquer, presépio de Portugal
Natal 2017
Espreite no Facebook do município a atualização diária de imagens ligadas ao programa de Natal
+ Fotos
Em Alenquer, a contagem decrescente para o Natal faz-se entre a fábrica do presépio e a mercearia de Natal – são as extremas do percurso do comboio que, todos os dias, transporta todos quantos queiram divertir-se ou fazer compras na vila.

A fábrica do presépio fica no edifício da Romeira. Um cinema, a casa e a fábrica do Pai Natal – com passagem pela cozinha mais doce do momento para amassar, moldar, cozer e comer sarapicos de Natal – esperam por visitantes de todas as idades. Cá fora, espaço para brincar – com pinturas faciais, o mini golf, o autódromo, a pista de gelo e o pátio de jogos dos duendes. Uma exposição e mercado de presépios ocupam o pavilhão que fica frente à antiga fábrica.

A mercearia de Natal está montada no Museu do Vinho. Biscoitos e broas, doces, licores e vinho do concelho têm a companhia dos legumes e frutas do projeto Prove.

Entre as duas paragens, ficam a exposição “Dos 50 anos das cheias ao presépio monumental”, na biblioteca; o mercado de rua, junto à Igreja do Espírito Santo; a exibição da peça “O Natal dos Super-heróis, no Auditório Damião de Góis; o espaço infantil, contíguo à casa paroquial e com vista para o presépio da encosta da vila; a feira do livro de Natal, no Museu de Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição e, claro, o comércio tradicional de Alenquer.

As entradas e atividades são gratuitas, à excepção do comboio, da pista de gelo e do carrossel, e vão estar disponíveis até 23 de dezembro.

Mas o programa de 2017 integra outras propostas. Depois da marcante cerimónia de iluminação do presépio de dia 1 – com um espetáculo de fogo de artifício e música –, do concerto coral de Natal de dia 2, dos ”Lugares e Palavras de Natal 2017” no habitual Encontro numa Tarde de Domingo, o concerto de gala da Sociedade União Musical Alenquerense, as visitas guiadas ao presépio, “Um conto de Natal na Câmara Municipal”, a Festa dos Loucos Anos 80 de Natal, o IV Xmas Trail, um segundo concerto coral e, já em 2018, o roteiro noturno dos Reis esperam pela sua participação.

Conheça os pormenores aqui.
07-12-2017 Fonte: CMA
2006 - 2017 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados