22 de Maio de 2019
Pesquisar
Alertas SMS
Subscreva o serviço gratuito
Detalhe da Notícia
Mouros e cristãos unidos na Feira Medieval
De 25 a 27 de Junho
Sexta à noite, inauguração da feira
+ Fotos
“Bebe isto”, disse um amigo a outro. Na mão tinha um copo gordo de barro, que deitava fumo e mais fumo, como as poções mágicas dos filmes. A Feira Medieval esteve cheia de surpresas e de gente. A profusão de visitantes mereceu, aliás, muitos comentários.

   A Feira Medieval não será um retrato fiel do extenso período a que se refere, mas antes transporta os visitantes para uma fantasia povoada pela convivência entre o povo e a nobreza, os mouros e os cristãos - apimentada, a horas certas, por lutas breves, com muitos gritos e pouco sangue. Os trajes, as capas e chapéus, as armaduras, espadas e escudos constituem motivos de paragem para os olhos. 

   Rendidos os visitantes às roupas, sapatos e penteados, as surpresas passam para o superlativo e as reacções são sonoras quando provocadas pelos burros, cavalos, camelos ou pelos bobos ou cuspidores de fogo. A marcar a cadência do passo e emprestando alegria à vila, tocadores de bombos e gaitas de foles percorrem o parque, o Largo do Espírito Santo e a Avenida dos Bombeiros, energicamente. A dar início à feira, na sexta-feira à noite, um cortejo. Nobres na frente, altivos, povo na retaguarda. Até domingo, são muitas as danças, as mostras de armas, as brincadeiras e malabarismos dos bobos, as viagens no tempo.

   Das tendas espreitaram comodidades e enfeites – calças, saias, chapéus, brincos, pulseiras, colares, grinaldas de flores para as princesas, material bélico para os cavaleiros. A apresentação das comidas e bebidas acompanhou o espírito da época - os utensílios são de barro e poucos talheres se viram. 

   A Feira Medieval é organizada pelo pelouro da Cultura e vai já na 8.ª edição.
29-06-2010 Fonte: CMA
« Voltar
 Sub-Navegação
Categorias:
› Todas
› Juntas de Freguesia
› Segurança e Proteção Civil
› Obras Municipais
› Ação Social
› Educação e Ensino
› Ambiente
› Desporto, Recreio e Tempos Livres
› Saúde
› Agricultura
› Juventude
› Atividades Económicas
› Cultura
› Urbanismo
2006 - 2019 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação