24 de Maio de 2019
Foi inaugurada a Universidade da Terceira Idade de Alenquer
Mais de 240 alunos inscritos
Decorreu, no dia 11 de Novembro, na Biblioteca Municipal de Alenquer, a sessão inaugural da Universidade da Terceira Idade (UTI), uma instituição para alunos com mais de 50 anos.

A inauguração da UTI, na qual estiveram o presidente da câmara, Jorge Riso, e vereadores da autarquia, marcou o arranque das aulas, que decorrem de segunda a sábado até Junho do próximo ano.
   Tendo como promotor a Alenmunicipal – Entidade Gestora de Equipamentos Municipais e contando com as parcerias da câmara municipal e Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS), a UTI tem a sua sede na Rua Sacadura Cabral – Biblioteca de Alenquer.
   As aulas decorrem em Alenquer: na Academia Art & Dança, no Auditório Damião de Góis e no Museu João Mário. Já foram criados dois pólos: um na colectividade de Ota e outro na Junta de Freguesia do Carregado.
   As disciplinas a leccionar na UTI, materializadas em aulas teóricas e práticas, são: História de Arte e Expressão Artística, História Local, Danças Tradicionais Portuguesas, Culinária, Artes Cénicas, Psicologia, Artes Decorativas, Música, Alfabetização, Bordados, Danças do Mundo, Cuidados Primários de Saúde, Informática, Português, Inglês, Francês, Alemão e Espanhol.
   A universidade já conta com 243 inscrições, sendo a disciplina de maior afluência a Informática, com cerca de 150 alunos.
   A UTI de Alenquer tem como pressuposto dinamizar socialmente a população sénior do concelho de Alenquer, recorrendo a actividades culturais, recreativas, aulas de discussão e partilha de conhecimentos sobre as diversas matérias que constituem o núcleo das disciplinas do ano lectivo 2010/2011.
23-11-2010 Fonte: CMA