21 de Maio de 2019
Luzes do presépio de Alenquer brilham desde dia 1
Iluminação foi assinalada com concerto de Natal
As figuras do presépio de Alenquer, assim como a encosta e o casario, foram iluminadas no dia 1 de dezembro ao cair da noite. A antecipar este procedimento que se efetua todos os anos, realizou-se um concerto de Natal pelos Soul Gospel Project (SGP), nos paços do concelho.

Enquanto os SGP afinavam as vozes numa das salas do rés do chão dos paços do concelho, as pessoas que chegavam iam ocupando as cadeiras dispostas no átrio. O silêncio fez-se sentir assim que os elementos do grupo se dirigiram às escadas e se organizaram para dar início à atuação, que aconteceu após algumas palavras do presidente da câmara municipal, Jorge Riso, sobre a tradição do presépio e a entrega de uma lembrança pela vereadora da cultura, Sandra Saraiva.
   Atraídos pela sonoridade das 10 potentes vozes que facilmente se espalhou pelo átrio e exterior do edifício, mais pessoas foram chegando e, porque os lugares sentados já estavam esgotados, assistiram ao concerto junto à entrada do átrio.
   Os temas ouvidos - entre outros, de Natal - despertaram diferentes reações na assistência: ora de comoção, ora de melancolia, ora de alegria, com alguns a merecerem o acompanhamento de palmas e o abanar de cabeças, especialmente o “Oh Happy Days”, que teria sido a última música se o público não tivesse pedido para voltar a ouvir o coro.
   As palmas de pé revelaram a satisfação dos que assistiram e, enquanto iam saindo para assistir à iluminação do presépio, houve quem tivesse confessado ter-se arrepiado com algumas interpretações.

Acompanhados por um pianista e maestro, o grupo SGP, composto por sopranos, contraltos, tenores, barítonos e baixos, canta temas que vão desde o soul e blues ao R&B e jazz.
   De músicas como os “Amazing Grace” e “Oh When the Saints”, a cânticos como “Agnus Dei” ou “Joyful Joyful”, este projeto também tem versões de temas como “I Believe I Can Fly” ou “Summertime”.

04-12-2012 Fonte: CMA