22 de Janeiro de 2020
Município de Alenquer assinou quatro protocolos de Bem-estar animal
O município de Alenquer assinou esta quarta-feira, 15 de janeiro, quatro protocolos relacionados com o bem-estar animal, nomeadamente animais de companhia.

O primeiro protocolo foi assinado com a COFAC – Cooperativa de Formação e Animação Cultural, a maior organização educativa em Portugal sem fins lucrativos e responsável pela gestão e desenvolvimento da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Neste protocolo, a Faculdade de Medicina Veterinária da Lusófona compromete-se a providenciar cuidados clínicos (cirurgia, consultas e tratamentos) a animais oriundos do Centro de Recolha Oficial de Alenquer.

Serão ainda desenvolvidos um conjunto de programas de intercâmbio na área da pesquisa de doenças infeciosas e parasitárias, assim como um programa de aulas práticas e estágios curriculares no CROA para estudantes da Faculdade.

O segundo Protocolo foi assinado com a Associação de Animais de Rua que irá dar apoio ao município no desenvolvimento do método CED – Capturar – Esterilizar – Devolver, como forma de gerir e controlar as colónias de gatos errantes do concelho.

A associação irá assegurar ações de formação junto de voluntários, funcionários do CROA e médicos veterinários e em todos os aspetos considerados relevantes.

O terceiro e quarto protocolos foram estabelecidos com dois munícipes do concelho, oficializando a figura do cuidador/voluntário, responsável pela vigilância, alimentação e higiene das colónias de gatos sinalizadas pelo CED.

Jorge Costa será o responsável pela colónia de Santa Catarina/Paredes, e Maria do Carmo Coelho, será a responsável por uma colónia em Casais da Marmeleira.

A assinatura dos protocolos decorreu nos Paços do Concelho, na presença do presidente do município, Pedro Folgado, de Laurentina Pedroso em representação da COFAC, de Inês Alves em representação da Associação Animais de Rua e dos munícipes/cuidadores Jorge Costa e Maria do Carmo Coelho.

15-01-2020 Fonte: CMA
2006 - 2020 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados