27 de Maio de 2017
A minha rua
Dois mil reis magos solidários na terceira edição
Comemorações natalícias chegam ao fim
Na reta final das comemorações de Natal do município, duas mil crianças participam, a 6 de janeiro, na terceira edição da “Maior Concentração de Reis Magos Solidários do Mundo”.

Haverá atividades entre as 9h00 e as 15h00 e a concentração é pelas 11h30 no Parque Urbano da Romeira. Numa “lição de cidadania e solidariedade”, conforme sublinha Rui Costa, vereador da câmara municipal, cerca de dois mil alunos do 1.º ciclo e de jardins de infância vêm dos quatro agrupamentos de escolas, acompanhados de pessoal docente e não docente.
A recolha de produtos alimentares para as famílias carenciadas do concelho é o principal objetivo da iniciativa mas, como afirma Rui Costa, serve também para conviver: “A ideia é proporcionar um dia de convívio entre todas as crianças, mantendo o espírito solidário tão tradicional desta quadra festiva – a oferta de bens essenciais como forma de ajudar as famílias que deles mais precisam”. É, adianta ainda, “uma forma de valorizar a tradição local do «Pintar e Cantar os Reis no Concelho de Alenquer», cuja candidatura a Património Cultural Imaterial Nacional, financiada pela EDP, será apresentada no Museu João Mário a 8 de janeiro. Acontece às 15h30, depois do “Encontro de Reiseiros numa Tarde de Domingo”.
Colaboram na concentração de reis magos os agrupamentos de escolas, a Universidade da Terceira Idade, o Banco Local de Voluntariado, os Bombeiros Voluntários de Alenquer, a Proteção Civil, a transportadora Boa Viagem e funcionários do município, enquanto guias e figurantes.
Organizada pela Unidade Técnica do Potencial Humano e Local, sob o epíteto “Alenquer, Município Educador”, cabe ao gabinete de Acão Social da câmara municipal a distribuição dos bens pelos mais necessitados.

De 5 para 6 de janeiro, a partir das 22h00, outra concentração tem lugar na Praça Luís de Camões - o Roteiro Turístico “Pintar e Cantar os Reis no Concelho de Alenquer”.
05-01-2017 Fonte: CMA
2006 - 2017 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados