22 de Maio de 2019
Cerimónia de abertura do ano lectivo 2007/2008 na Escola Secundária Damião de Goes
Governo entrega cerca de 70 computadores a alunos e professores
Álvaro Pedro no acto de entrega dos computadores
+ Fotos
No dia 12 de Setembro o início de mais um ano lectivo na Escola Secundária Damião de Goes, em Alenquer, foi assinalado com a entrega, pelo Governo, de computadores portáteis a professores e a alunos do 10.º ano, no âmbito do programa de generalização do acesso a computadores pessoais e Internet de banda larga.

A cerimónia de abertura do arranque das aulas ficou marcada com a distribuição de cerca de 70 computadores portáteis aos professores e alunos que aderiram às iniciativas "e.Professores" e "e.Escola", dois programas que permitem o acesso a computadores pessoais e ligação à Internet por banda larga a preços reduzidos.
    Participaram do acto de entrega o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Filipe Baptista, o presidente do Conselho Executivo, Pedro Folgado, o presidente da Câmara Municipal de Alenquer, Álvaro Pedro, outros autarcas e comunidade escolar.
    Ao abrigo destes dois programas, os contemplados terão direito a um computador, acesso à Internet durante três anos e a uma linha telefónica, mediante o pagamento de uma quantia de entrada de 150 euros, acrescido de um pagamento mensal entre 17,5 e 35 euros durante três anos.
    Durante a cerimónia Pedro Folgado recordou o esforço que a escola tem vindo a fazer para investir em cursos de formação profissional ligados aos serviços, um sector que, do seu ponto de vista, está em larga expansão no concelho. Disse ser urgente combater a problemática do abandono e insucesso escolares e apresentou as acções que a escola tem levado a cabo para promover a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
    Realçando a importância do computador como ferramenta de trabalho essencial no dia-a-dia, o secretário de Estado esclareceu que este programa é uma aposta do Governo para aumentar as qualificações profissionais e um incentivo para combater o abandono e insucesso escolares. Filipe Baptista também defendeu a necessidade de oferecer aos alunos, a par dos cursos para prosseguimento de estudos, um maior número de cursos profissionais para que estes formandos possam adquirir competências para a vida activa.
    Jorge Riso, vereador do Pelouro da Educação, partilhando da opinião do secretário de Estado acerca da importância do computador nos dias de hoje, referiu que todas as iniciativas que contribuam para a modernização do parque escolar e que permitam à comunidade educativa usufruir das TIC são sempre bem-vindas.
    O programa de generalização do acesso a computadores pessoais e ligação à Internet por banda larga enquadra-se no esforço de modernização das escolas, de que o Programa de Modernização do Parque Escolar do Ensino Secundário é exemplo.
13-09-2007 Fonte: CMA