24 de Maio de 2019
Vento forte causa estragos no concelho
Na madrugada de 23 de Dezembro
Estragos pelo concelho
+ Fotos
Após uma avaliação inicial dos danos, constatou-se desnecessária a activação do Plano Municipal de Emergência, aprovado em Março de 2009. O Serviço Municipal de Protecção Civil de Alenquer (SMPCA) procedeu ao levantamento das ocorrências e coordenação das operações de minimização das vulnerabilidades deixadas pelo mau tempo.

Os relatos daqueles a quem o vento impôs uma noite sem sono impressionam. Queda de árvores e destruição de telhados e postes eléctricos foram os danos mais descritos. A estes juntam-se o corte de estradas e de serviços como o abastecimento de luz, rede telefónica e água.

Um pouco por todo o concelho, os arranjos de telhados e chaminés, armazéns e instalações pecuárias e industriais ocuparam os proprietários nos dias que se seguiram à intempérie.

Na redução de riscos e restabelecimento da normalidade intervieram os Bombeiros Voluntários de Alenquer e da Merceana, num total de 56 bombeiros e 25 veículos envolvidos. Os cortes de árvores, operações decorrentes da queda de estruturas e o abastecimento de água foram as acções mais repetidas.

Outras entidades estiveram envolvidas. Os Bombeiros Voluntários de Caneças, Pontinha, Loures e Zambujal prestaram apoio, usando, para o efeito, quatro viaturas. As juntas de freguesia disponibilizaram máquinas e pessoal. A Guarda Nacional Republicana de Alenquer e da Merceana e a Brigada de Trânsito do Carregado procederam à regularização do tráfego. A Cruz Vermelha do Carregado disponibilizou os seus serviços. Empresas de abastecimento de luz, rede telefónica e água levaram a cabo trabalhos de restabelecimento da distribuição.

A Câmara Municipal de Alenquer (CMA) prestou apoio através de meios humanos e técnicos. 31 trabalhadores e 14 viaturas acorreram aos locais afectados. O SMPCA coordenou a actuação das entidades envolvidas, garantindo a ligação e colaboração entre os vários serviços.

A circulação rodoviária foi restabelecida durante a manhã do dia 23 de Dezembro. Os restantes serviços foram gradualmente repostos pelas entidades responsáveis – EDP, PTelecom e Águas de Alenquer. Em situações isoladas, esta reposição ocorreu no dia 28.

Decorrem, ainda, alguns trabalhos de reparação de linhas e postes, que não interferem com a normal utilização dos serviços. Este Natal foi, em alguns casos e apesar dos esforços da CMA, passado sem o acesso a serviços básicos como luz eléctrica ou água.
29-12-2009 Fonte: CMA