21 de Maio de 2019
Boa Viagem testou minibus elétrico em Alenquer
Introdução gradual de veículos elétricos na rede de transportes é uma das medidas previstas no Laboratório Vivo para a Descarbonização do município
A empresa de transportes públicos Boa Viagem esteve a efetuar testes com um autocarro 100% elétrico, de caraterísticas idênticas ao autocarro que efetua o circuito urbano da vila de Alenquer e Carregado.

Com capacidade para 58 passageiros e uma autonomia anunciada de 150 quilómetros para menos de três horas de carregamento, este minibus foi desenvolvido e construído pela chinesa BYD, líder mundial de construção de veículos elétricos, e está ainda na fase de protótipo, sendo único na Europa.

Foi cedido à Boa Viagem no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, e entre outras caraterísticas, destaca-se um sistema de suspensão que se adapta às condições da estrada e que permite que o autocarro incline facilitando a entrada e saída de passageiros com mobilidade reduzida, com recurso a uma plataforma retrátil. Possui ainda ar condicionado, câmaras de vigilância, mudanças automáticas, e está limitado a 70 quilómetros por hora.

Na passada terça-feira, 18 de setembro, os membros do executivo municipal de Alenquer foram convidados a fazer uma viagem de teste, entre Alenquer e Carregado, tendo estado presentes o presidente e vice-presidente do município, Pedro Folgado e Rui Costa respetivamente, o vereador com a tutela do Ambiente Paulo Franco, o vereador do PSD, Frederico Rogeiro e o vereador da CDU Eugénio Ferreira, para além do administrador da Boa Viagem José Fernando.

O responsável da Boa Viagem, manifestou-se satisfeito com os testes já realizados, destacando a fiabilidade do veículo, a autonomia e a segurança, para além das vantagens de não emitir gases poluentes.

A única desvantagem é o preço, entre 300 a 400 mil euros, dependendo dos extras escolhidos, enquanto o preço de um minibus convencional (a diesel) custa cerca de 125 mil euros.

A Boa Viagem, um dos parceiros estratégicos do município no “Laboratório Vivo para a Descarbonização” (LVpD), está agora em negociações para alugar um veículo semelhante para efetuar o percurso urbano de Alenquer, cumprindo um dos objetivos do projeto na área da Mobilidade em Alenquer.

De recordar que Alenquer, foi um dos 12 municípios selecionados o ano passado para o desenvolvimento do plano de implementação de um Laboratório Vivo para a Descarbonização, desenvolvido pelo Fundo Ambiental.

Fomentar a descarbonização das cidades através de soluções tecnológicas, que aumentem a eficiência e reduzam o consumo de energia, e contribuir para criar cidades inovadoras, sustentáveis e inclusivas, que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos, são os dois principais objetivos do programa LVpD.

Atualmente está a decorrer a segunda fase do programa, com uma dotação de 3 milhões de euros, tendo o município de Alenquer elegido um apoio de aproximadamente 400 mil euros.

24-09-2018 Fonte: CMA