24 de Maio de 2019
Assinado protocolo de incentivo ao empreendedorismo
Atelier Empreender Criança
Realizou-se, no dia 15 de outubro, no salão nobre dos paços do concelho, a cerimónia de assinatura do protocolo Atelier Empreender Criança 2015/2016.

O protocolo foi celebrado entre a câmara municipal, a Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI) e os agrupamentos de escolas de Abrigada, do Carregado, Damião de Goes e Visconde de Chanceleiros.

Dele fazem também parte a Associação Comercial e Industrial do Concelho de Alenquer (ACICA) e as empresas Casa Agrícola das Mimosas, Companhia Nacional de Refratários, Eurocer, Europastry Portugal, Interaves, a Quinta do Monte d’Oiro e a Sicosta.

Este projeto permitirá que 168 alunos de diversas turmas dos quatro agrupamentos de escolas possam receber formação e apostar numa cultura de risco, associada à iniciativa empresarial. Desta formação constará um trabalho de acompanhamento de novos empreendedores, de aquisição dos seus conhecimentos, de apoio a novas ideias de negócio e criação ou consolidação de projetos empresariais.

Segundo o vereador da câmara municipal, Paulo Franco, “os ateliês Empreender Criança, de educação para o empreendedorismo desde a mais tenra idade, são cruciais para a criação de uma nova mentalidade junto das novas gerações, de forma a romper com as barreiras e preconceitos relacionados com o risco”.

A intenção é “possibilitar o desenvolvimento de um leque de competências e atitudes que permitam aos alunos e comunidade escolar encarar a realidade envolvente como um conjunto de oportunidades de mudança e, por consequência, ter a motivação, a iniciativa e a energia para a transformar, produzindo valor para a sociedade”.

Os projetos realizados no âmbito do Atelier Empreender Criança serão apresentados na Feira do Empreendedorismo a realizar em Alenquer, com data prevista para maio do próximo ano.
19-10-2015 Fonte: CMA