24 de Janeiro de 2022
Rede Cultura 2027: Alenquer no caminho para a Capital Europeia da Cultura
26 municípios em cooperação em torno da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura em 2027

Alenquer integra a Rede Cultura 2027, projeto que promove a cooperação em torno da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura em 2027.

São 26 os municípios integrantes desta rede, que reúne Leiria, o Oeste e o Médio Tejo sob o lema "Curar o comum", e que se consubstancia numa agenda com 3.820 eventos a desenvolver nos diversos concelhos envolvidos.

A Câmara Municipal de Alenquer associou-se a este projeto, cuja candidatura foi entregue em novembro último. No ano de 2022 importa ativar a rede e continuar a desenvolver projetos que robusteçam e potenciem toda a dinâmica cultural dos 26 municípios que a compõem.

É também no presente ano que a candidatura estará sob avaliação do júri, pelo que “toda a programação a realizar pela rede terá de ser muito bem planeada, para que os seus picos coincidam com os momentos-chave dessa avaliação”, segundo explicou Rui Costa, vereador para a Cultura da Câmara Municipal de Alenquer.

Além dos projetos e grupos de trabalho já em curso, foram criadas seis novas linhas de ação para o ano de 2022. Estas linhas partem de uma ideia e projeto agregador - “Aqui está uma Praça” - que resultam de uma auscultação às vontades e necessidades das equipas dos 26 municípios.

Sendo assim, serão desenvolvidos em todo o território os seguintes projetos:

- Aqui está uma praça!
- Poesia entre Linhas
- Capacitação Cultura
- Horizontes 26 – Castelos, Fortes e Fortalezas da RC2027
- Gentes e Lugares II
- Concurso Municipal para Criação Artística em Rede

A par destes novos projetos, realizados pelos 26 municípios, isoladamente ou em rede, haverá também um reforço da aposta na criação de uma Agenda Cultural de toda a região, por forma a possibilitar um maior conhecimento e envolvimento de todos os habitantes destes concelhos e dos importantes atores culturais de cada um deles.

“Em Alenquer, para além destes novos desafios que brevemente começarão a chegar aos nossos munícipes, continuaremos a pugnar por ter uma agenda cultural relevante, diversificada e disseminada pelo território, que contribua para a formação cultural e geral de cada um dos nossos habitantes e de muitos outros de concelhos vizinhos que nos visitam com esse mesmo fim”, sublinhou Rui Costa.

A escolha para Capital Europeia da Cultura em 2027 será conhecida entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023.
14-01-2022
2006 - 2022 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados