21 de Maio de 2019
Pesquisar
Alertas SMS
Subscreva o serviço gratuito
Detalhe da Notícia
Exposição em homenagem ao divulgador da banda desenhada
Vida e obra de Vasco Granja
“Lembrar Vasco Granja” é o nome da exposição que está em exibição, de 4 a 29 de Maio, na Biblioteca Municipal de Alenquer.

   Esta exposição de fotos, excertos de revistas de banda desenhada, entre outros materiais em suporte de papel, teve como propósito lembrar o primeiro aniversário da morte de Vasco Granja.
   Dinamizador da banda desenhada em Portugal, Vasco Granja ficou mais conhecido quando, em 1974, apresentou “Cinema de Animação”, um programa da RTP iniciado ainda no tempo da televisão a “preto-e-branco”. Nele o apresentador seleccionava filmes de animação de vários países, tendo marcado as gerações da altura “A Pantera Cor-de-Rosa” e o “O Lápis Mágico”. Por essa razão, Vasco Granja foi apelidado de “o pai da pantera cor-de-rosa”.
   Nascido a 10 de Julho de 1925, desde criança cultivou a paixão pelo cinema. Aos 15 anos, foi trabalhar para os Armazéns do Chiado, onde pintou cartazes publicitários para as montras. Colaborou na revista Tintin como escritor e tradutor e, em 1972, criou a “Quadrinhos”, um dos primeiros fanzines (revista). Em 1974 estreou-se em televisão com o programa “Cinema de Animação”, o qual esteve no ar durante 16 anos. Morreu em Cascais a 4 de Maio do ano passado.
11-05-2010 Fonte: CMA
« Voltar
 Sub-Navegação
Categorias:
› Todas
› Juntas de Freguesia
› Segurança e Proteção Civil
› Obras Municipais
› Ação Social
› Educação e Ensino
› Ambiente
› Desporto, Recreio e Tempos Livres
› Saúde
› Agricultura
› Juventude
› Atividades Económicas
› Cultura
› Urbanismo
2006 - 2019 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação