26 de Novembro de 2020
Alargamento do Regime de Fruta Escolar é sucesso comprovado em Alenquer
Alenquer, Município Educador
Depois de vários anos a oferecer fruta às crianças do Pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, para estimular boas práticas alimentares nos lanches escolares e a adoção de hábitos de vida saudável em meio escolar, o município de Alenquer ampliou este ano letivo o projeto “Regime de Fruta Escolar”, aos alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.

O projeto arrancou no início do mês outubro e na maioria dos estabelecimentos de ensino, já foram reforçadas as peças de fruta a disponibilizar semanalmente, dado o interesse manifestado pelos jovens que frequentam as nossas escolas.

No caso dos alunos do pré-escolar e 1º ciclo, a distribuição de fruta é efetuada duas vezes por semana, nos restantes níveis de ensino é disponibilizada gratuitamente no Bar das escolas a quem a solicitar.

O “Regime de Fruta Escolar”, é um programa co-financiado pelo Instituto de Financiamento de Agricultura e Pescas (IFAP) que contempla a distribuição gratuita de fruta aos alunos do 1º ciclo do ensino básico.

Desde o inicio da adesão ao programa no ano letivo 2018/2019, o município decidiu assumir os encargos com a distribuição de fruta aos estabelecimentos de ensino do pré-escolar, abrangendo no total 14 jardins de infância e 20 escolas do 1º ciclo dos quatro agrupamentos de escolas, num total de aproximadamente 2300 crianças.

Alenquer é também o único município aderente a esta iniciativa que distribui quase exclusivamente fruta da região (a excepção são as frutas tropicais), através de uma parceria com a Cooperativa Agrícola de Alenquer e União das Cooperativas do Ribatejo e Oeste. Uma forma de garantir a qualidade da fruta, apoiando em simultâneo os produtores e a economia locais.

O consumo regular de fruta está associado à redução do risco de cancro, de doenças cardiovasculares, da doença de Alzheimer, cataratas e de alguns dos declínios associados com o envelhecimento pelo que importa promover o seu consumo desde bem cedo, estimulando a saúde dos nossos munícipes em contexto escolar.

*Porquê lanchar uma peça de fruta do “Regime Fruta Escolar”:

“Porque assim faço um lanche saudável com uma peça de fruta” – Mafalda Bértolo

“Porque uma maçã por dia dá saúde e alegria” – Gonçalo Neves

“Como diz o ditado popular Uma maçã por dia, não sabe o bem que lhe fazia” – Daniela Henriques

*Respostas de alunos dos Agrupamentos Escolares do Concelho

16-11-2020 Fonte: CMA