24 de Maio de 2019
OP e OPJ
A primeira sessão de 2017, em Cabanas de Torres
+ Fotos
196 pessoas estiveram nas sessões públicas de participação (SPP) de 2017. A maioria caras novas, que não tinham tomado parte nas edições dos anos anteriores. Os oito encontros do Orçamento Participativo Jovem – dois por agrupamento – juntaram 419 alunos.

Das 59 propostas nascidas nas SPP, 20 passaram, através de pontuação, à fase de análise por parte dos serviços da câmara. A estas vão, ainda, juntar-se outras três, resultantes da participação através da plataforma online criada para o efeito - www.alenquerparticipa.pt. Serão escolhidas de entre as sete apresentadas via internet, até 31 de maio.

As propostas incidem sobre a alteração da localização de um parque de pesados no Carregado, a criação de uma pista de patinagem no concelho, o traçar de um caminho pedonal entre os Casais da Marmeleira e o Carregado, a colocação de uma cobertura nos campos de ténis do Parque Urbano da Romeira, a construção de campos de padel no mesmo parque e uma intervenção ambiental na Vila Baixa, destinada a controlar a população de insetos. Cada utilizador – o registo na página é obrigatório – pode pontuar duas propostas. Os resultados serão conhecidos no dia 1 de junho.

Foram 146 as propostas apresentadas nas sessões do Orçamento Participativo Jovem. Destas, 23 vão seguir para análise técnica para depois ficarem sujeitas à seleção dos alunos. As ideias lançadas dividem-se, a traços largos, em questões ligadas à cultura – com a reativação do cinema em Alenquer ou a criação duma rádio escolar –, ao desporto – com a organização de um fim-de-semana radical ou a construção de um skate park –, ao melhoramento de espaços usados pelos estudantes – um ringue, o telhado de uma das escolas e o espaço exterior de uma outra –, aos tempos livres – com festas, um acampamento, um desfile de moda ou uma sala de convívio a motivar propostas – e a ações solidárias – para com estudantes e animais de estimação.

As propostas do OP e do OPJ são o espelho das preocupações e dos gostos dos munícipes e constituem, por isso, uma ferramenta de trabalho para a autarquia.

À margem deste efeito colateral, tão estimado pela equipa responsável pelo projeto, vai decorrendo a concretização das ideias vencedoras de outras edições. Depois do Romeira Color Fest, da inauguração de dois troços dos percursos pedestres Do Montejunto ao Tejo e do espaço coberto da Escola Básica de Canados, estão previstas, para junho e julho, as inaugurações de outros quatro troços Do Montejunto ao Tejo - Encontas da Serra, Caminhos da Rainha, Rota das Cerejas e Rota do Canhão Cársico – e a cerimónia que assinala a execução da cobertura exterior do Jardim de Infãncia de Meca, ainda sem data.
24-05-2017 Fonte: CMA