21 de Maio de 2019
“Um Retrato do Concelho” em Aldeia Galega
Carla Pereira, João Mário (à direita) e o prof. Guapo
+ Fotos
Foi com uma exposição de pinturas do consagrado Mestre João Mário que se deu início ao programa de actividades de 2008 para o Centro Social e Cultural (CSC) de Aldeia Galega. “Um Retrato do Concelho” é o título desta mostra que reúne 18 quadros do pintor, patentes ao público até ao dia 1 de Junho.

A inauguração aconteceu no dia 16 de Maio com uma cerimónia que juntou autarcas, membros da direcção do CSC e comunidade em geral. Nela os convidados assistiram à descrição dos propósitos deste centro e a uma breve apresentação da mostra, seguida de uma palestra sobre a actividade desenvolvida por João Mário, bem como sobre a actividade pictórica no concelho.

Álvaro Pedro, presidente da câmara, mostrou-se satisfeito pelo facto de as actividades do centro se iniciarem com uma exposição de João Mário. O pintor tambem não escondeu o seu contentamento por ser o primeiro a expor e fez votos para que a mostra seja o “começo de um certo movimento artístico em Alenquer e em Aldeia Galega”.

Segundo a direcção do CSC, os quadros foram fixados e expostos de modo a integrarem-se na beleza plástica do edifício, antiga igreja da Misericórdia, recentemente recuperada.
    Do catálogo fazem parte não só alguns quadros das colecções do Museu João Mário, da Câmara Municipal de Alenquer e da Caixa de Crédito Agrícola, mas também trabalhos propositadamente pintados para integrarem esta exposição.
19-05-2008 Fonte: CMA