24 de Janeiro de 2022
AMAC celebra Dia da Floresta Autóctone
No passado dia 23 de novembro, a Associação de Municípios de Alenquer e Cadaval em parceria com o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, celebrou o Dia da Floresta Autóctone na Paisagem Protegida da Serra de Montejunto.

Através de dois ateliers temáticos, alunos dos dois Concelhos adquiriram conhecimentos sobre as espécies arbóreas autóctones existentes em Portugal, a importância destas florestas para os serviços do ecossistema, na resiliência ao fogo e na promoção da biodiversidade. Ainda, tiveram a oportunidade de assinalar o dia com a plantação de alguns exemplares de castanheiros (Castanea sativa) e de criar “hotéis de insetos”, como ações de conservação e como forma de mitigação de locais com menor cobertura florestal. Esta atividade teve por objetivo sensibilizar os alunos para a importância das espécies autóctones no património florestal natural.

O Dia da Floresta Autóctone (23 de novembro), pretende assinalar a importância de preservar e plantar espécies que fazem parte do património natural português. Uma floresta autóctone é uma floresta que faz parte do nosso ecossistema, com árvores originárias/nativas de uma determinada região. Desta forma, espécies como o carvalho-cerquinho (Quercus faginea), o sobreiro (Quercus suber), o castanheiro, entre outras, estão mais adaptadas às condições do solo e do clima do território, sendo por isso mais resistentes a pragas, doenças, incêndios, longos períodos de seca ou de chuva intensa, em comparação com espécies introduzidas como a acácia ou o eucalipto. Ajudam a manter os serviços do ecossistema – como a regulação da temperatura e do ciclo hidrológico, e são importantes locais de refúgio e reprodução para um grande número de espécies, muitas delas em vias de extinção. Além disso, ajudam a manter a fertilidade do solo e proporcionam bens importantes para o Homem como a madeira, cortiça, plantas medicinais e aromáticas, cogumelos, mel, caça, entre outros.

29-11-2021 Fonte: CMA
2006 - 2022 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados