8 de Dezembro de 2021
Município de Alenquer desenvolve troca de experiências com a Quinta da Moenda (LPN e VNPoiaires), Projeto Lusitanica (BioLiving) e Município de Lousada
No seguimento dos trabalhos que têm sido desenvolvidos no âmbito da Conservação da Natureza e do compromisso assumido por este executivo para potenciar uma Rede Municipal que contemple espaços naturais com elevado valor ecológico e a sua futura sustentabilidade ambiental, o Município de Alenquer desenvolveu um conjunto de visitas técnicas nos passados dias 18 de maio e 30 de junho a fim de trocar experiências com diferentes entidades, e aprender conhecimentos de boas práticas ecológicas para implementar no seu território.

O Município pretende com estas ações não só potenciar uma gestão sustentável do território que vise a preservação do património natural, promover uma maior biodiversidade autóctone no seu concelho a fim de torná-lo mais resiliente às alterações climáticas, bem como criar áreas potenciadoras de saúde e bem-estar social.

A Divisão de Ambiente e Serviços do Município, representada pelo Sr. Vereador do Ambiente Dr. Paulo Franco, o chefe de Divisão Eng.º Paulo Marques e as duas técnicas Biólogas do município, visitaram projetos de sucesso que têm vindo a ser desenvolvidos na área da Conservação da Natureza por Associações na área do Ambiente e pelo Município de Lousada.

Na Quinta da Moenda, situada no concelho de Vila Nova de Poiares, têm vindo a ser desenvolvidas práticas de restauro ecológico ao longo dos anos, implementadas pela Liga Portuguesa da Natureza (LPN), com o apoio do município. Esta visita decorreu no dia 18 de maio com a participação do Professor Joaquim Sande Silva e do Sr. Samuel Vieira em representação da LPN, e do Sr. Vereador do Ambiente de Vila Nova de Poiares Dr. Artur Santos. A equipa de Alenquer teve a oportunidade de tomar conhecimento que as ações aqui desenvolvidas consistem essencialmente na remoção de espécies de flora exóticas e invasoras (como a acácia) e no fomento da regeneração natural de espécies autóctones, de forma a recuperar a floresta nativa que outrora existiu na região, fazendo uso de técnicas inovadoras e amplamente testadas ao longo do tempo. As boas práticas de conservação da natureza aqui implementadas com a colaboração de parceiros públicos e privados são um sucesso, com resultados visíveis e benéficos tanto para os ecossistemas como para a população local, que pode usufruir deste espaço recuperado através de passeios pelos trilhos existentes e de atividades de educação ambiental ali dinamizadas.

O Projeto Lusitanica, da Associação BioLiving, assenta na mesma premissa de recuperação ecológica com uma forte componente de educação ambiental associada. A visita decorreu na sequência da anterior em Canelas (Estarreja), onde a equipa de Alenquer teve a oportunidade de verificar no terreno a execução de um projeto focado na recuperação de habitats em áreas privadas. Este projeto conta com a parceria dos proprietários dos terrenos através da cedência da sua gestão, permitindo o restauro ecológico em áreas de grande uso humano até então. Áreas utilizadas para produção de monoculturas ou que outrora foram de uso agrícola e que estão ao abandono são analisadas do ponto de vista biológico e recuperadas com flora autóctone, permitindo ter não só ecossistemas mais ricos e mais adaptados às alterações climáticas, como geridos no contexto de proteção ao fogo.

No contexto Municipal, a visita ao Município de Lousada no dia 30 de junho proporcionou uma oportunidade única de aprendizagem e inspiração, com uma enorme partilha durante toda a visita pelo Sr. Vereador do Ambiente Dr. Manuel Nunes e pela sua equipa de Conservação da Natureza e Educação Ambiental. A equipa do Município de Alenquer teve a oportunidade de conhecer de perto os diversos projetos dinamizados no Município de Lousada. Tendo já uma vasta experiência nesta área e ganho um prémio Europeu de Sustentabilidade Ambiental, foi possível observar os resultados do trabalho desenvolvido pelos biólogos do Município em restauro ecológico associado a ecossistemas florestais e ribeirinhos e os projetos de educação ambiental em curso. Têm vindo a ser desenvolvidas práticas de restauro ecológico que incluem, condução de povoamentos autóctones através da promoção da regeneração natural, remoção e controlo de espécies invasoras, plantação de espécies autóctones, construção de charcos para a promoção da biodiversidade, construção de estruturas de madeira morta, entre outras. Para além do amplo trabalho desenvolvido em ações de restauro ambiental, foi possível tomar contato com os programas de educação ambiental desenvolvidos, sendo esta componente um forte pilar da estratégia de sustentabilidade do município, componente esta difundida junto de toda a comunidade.

Estas visitas técnicas e a partilha de experiências aqui trocadas, irão contribuir para o desenvolvimento de estratégias de conservação da natureza e gestão sustentável por parte do Município de Alenquer. Com estas ações o Município pretende aumentar a aposta na futura sustentabilidade do seu território e na recuperação ambiental dos seus espaços naturais, em prole da conservação da natureza e do bem-estar social da comunidade.

O Município de Alenquer e a sua Divisão de Ambiente e Serviços agradecem publicamente a disponibilidade e a partilha de experiências à Liga Portuguesa da Natureza (LPN) e ao Município de Vila Nova de Poiares, à Associação BioLiving, e ao Município de Lousada, esperando brevemente receber e demonstrar a estes parceiros boas práticas ecológicas no seu território.

05-07-2021 Fonte: CMA
2006 - 2021 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados