24 de Maio de 2019
Ribafria recebe sessão da Agenda 21 Local
Equilíbrio, qualidade de vida e futuro geracional para a freguesia de Ribafria
A21LA na colectividade do Mato
+ Fotos
No dia 10 de Julho, pelas 21 horas, realizou-se o quarto fórum de participação da Agenda 21 Local de Alenquer (A21LA). O tema, “Como Melhorar a Qualidade de Vida na Freguesia de Ribafria? Quais os principais problemas a resolver?”, foi discutido na colectividade do Mato por cerca de 30 participantes.

A iniciativa partiu da Câmara Municipal de Alenquer (CMA), através do Pelouro do Ambiente, no âmbito do Vector de Ordenamento do Território e Qualificação Urbana.

O vice-presidente da CMA, Jorge Riso, e o Presidente da Junta de Freguesia de Ribafria, Manuel Caseiro, deram início à sessão.

Foram enunciados os objectivos do trabalho e a sua inserção na A21LA. A A21LA pretende sustentar de forma adaptada os sectores social, económico e ambiental, permitindo responder às necessidades dos diferentes agentes económicos e da população, de forma a garantir o equilíbrio, qualidade de vida e futuro gerencial.

De entre nove sugestões, o público identificou e hierarquizou as prioridades em relação ao desenvolvimento da freguesia de Ribafria - o apoio eficaz aos idosos dependentes, mais espaços para a construção de habitações, o apoio à juventude, a reabilitação das casas antigas e a implementação de um bom escoamento dos produtos agrícolas.

Os participantes dividiram-se em pequenos grupos para discutir mais pormenorizadamente os problemas encontrados e, consequentemente, soluções para aqueles.

Uma hora depois, o porta-voz de cada grupo apresentou as conclusões advindas dessa troca de ideias.

A sessão foi dada como terminada pelas 23 horas com um número significativo de sugestões.
14-07-2009 Fonte: CMA