23 de Março de 2019
Revelados os resultados do IV Concurso de Vinhos de Alenquer
No total foram atribuídas 11 medalhas de ouro e 8 medalhas de prata nas diversas categorias
Já foram revelados os resultados do IV concurso de vinhos de Alenquer, com o Setencostas branco 2017 da Casa Santos Lima a conquistar a medalha de ouro na categoria de vinhos DOC. Ainda nesta categoria, o Quinta dos Plátanos 2017 tinto, da Quinta dos Plátanos foi distinguido com a medalha de prata.

Na categoria de vinho regional branco, foram atribuídas três medalhas de ouro e duas de prata, nos tintos foram atribuídas três medalhas de Ouro e três de prata, nos rosé foram atribuídas duas medalhas de ouro. Foi ainda atribuída uma medalha de ouro na categoria de vinho leve.

Pelo terceiro ano consecutivo foi também distinguido o melhor vinho de harmonização com codorniz, com o Reserva Tinto 2013 da Casa Sartal a receber a medalha de ouro.

As codornizes foram confecionadas por Pedro Moreira do restaurante Taberna do Areal.

Apresentaram-se este ano a concurso 14 produtores, com quatro DOC brancos e três DOC tintos. Na categoria de vinho regional de Lisboa, estiveram a concurso 19 brancos, 20 tintos, cinco leves, seis rosés e 15 gastronómicos.

Os elementos do júri destacaram a elevada qualidade geral dos vinhos presentes a concurso, fazendo justiça ao seu já famoso terroir, com grande mérito também para os enólogos que têm sabido extrair as caraterísticas únicas dos vinhedos de Alenquer.

Elogios também para Pedro Moreira pela forma exemplar como confecionou as codornizes, para as provas de harmonização.

Este concurso de vinhos que vai na sua quarta edição, decorreu este ano sob a organização da CEV – Cidade Europeia do Vinho 2018 Torres Vedras/Alenquer.

27-12-2018 Fonte: CMA