25 de Abril de 2019
Orçamento Participativo Jovem de Alenquer
A secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, esteve na Escola Básica do Carregado onde assistiu à apresentação do projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) de Alenquer/ 2017 “Unidos Pela Diferença” – Sensações Inclusivas”.

Proposto por um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas do Carregado, este projeto centra-se no desenvolvimento dos cinco sentidos: espaço olfático, espaço tátil, espaço visual, espaço auditivo e espaço gustativo, e apesar de concebido para crianças e jovens com necessidades educativas especiais, todos são convidados a participar.

Este percurso sensorial a construir no espaço exterior da escola, contou com o apoio técnico do município de Alenquer, e consiste em cinco estações, uma para cada um dos cinco principais sentidos visão, gosto, paladar, tato e olfato.

O projeto conta com o apoio financeiro da YKK, como previsto no protocolo assinado entre o município, a empresa internacional e o Agrupamento de Escolas do Carregado.

O diretor geral da YKK Portugal, Tomoya Nakahata, recordou que faz parte da filosofia da empresa japonesa retribuir a hospitalidade nos locais onde está instalada e que é por isso uma honra fazer parte deste projeto.

“A YKK quer agradecer a oportunidade de poder dar o seu contributo para um projeto tão especial, feito por alunos, para os alunos, e que vai contribuir certamente para uma escola melhor”, referiu.

Nesta edição de 2018, a proposta de construção de um “Espaço Exterior de Convívio na EB Pêro de Alenquer”, com um orçamento de 8 mil e 800 euros, foi o vencedor com 632 votos.

O projeto contempla a construção de um espaço exterior coberto, com mesas de paletes, onde os alunos se possam reunir no recreio, e a aquisição de novas mesas para o bar da escola.

Vai ainda ser executado o projeto de criação de uma sala de Convívio na EB Visconde Chanceleiros, o segundo projeto mais votado com 305 votos e um orçamento de 5 mil euros.

Este orçamento inclui a compra de mobiliário, e equipamento como computadores e rede wifi.

A secretária de Estado elogiou todos os projetos apresentados, considerando o modelo de Orçamento Participativo, um excelente exercício de cidadania e de inclusão.

“O que este instrumento nos diz é que vale a pena ter ideias, vale a pena sonhar, vale a pena lutar pela concretização daquilo que são as nossas ambições. E por isso todos os alunos aqui presentes estão de parabéns, quer os autores dos projetos vencedores, quer aqueles que não vencendo participaram e empenharam-se nos seus projetos”, sustentou Ana Antunes.

Também o presidente do município de Alenquer, elogiou os projetos apresentados pelos alunos, lembrando ainda todos os envolvidos neste processo.

“Uma das caraterísticas do Orçamento Participativo, é que de facto só faz sentido ou pelo menos só se cumpre na plenitude quando toda a comunidade se envolve. E isto implica os alunos que concebem os projetos, os professores que os orientam, os encarregados de educação que os apoiam e finalmente, mas não menos importante, todos aqueles praticam esse ato de cidadania que é o voto”, afirmou.

O vereador com a tutela do Empreendedorismo, Paulo Franco, realçou o empenho dos jovens não só na execução dos projetos, como posteriormente na sua divulgação, o que teve como resultado um número muito expressivo de votos.

“O OPJ é sobretudo uma grande escola de empreendedores, que demonstra que vale a pena desenvolver ideias e apresentar projetos, porque há quem receba as suas ideias e acredite nelas. De resto gostava de salientar os projetos repetentes do ano passado, que é também uma mensagem importante. Não desistam porque se acreditam numa ideia, devem perceber o que falhou na vossa mensagem, como podem melhorar e no OPJ seguinte voltar a apresentar a vossa ideia”, afirmou. Ambos os projetos têm um prazo de execução de 12 meses.

19-03-2019 Fonte: CMA